IV Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros & I Semana Afroparaibana

Dando sequência aos Seminários anteriores, ocorridos em 2005, 2007 e 2010, o IV Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros, tem como proposta promover discussões sobre história, literaturas africanas e da diáspora negra, educação, ações afirmativas e relações étnico-raciais. A parceria com o NEABI-UFPB resultou na realização da I Semana Afroparaibana. 


A exemplo dos três primeiros Seminários, em que foram homenageadas figuras representativas do universo artístico e cultural, como Carolina Maria de Jesus, Grande Otelo, Lima Barreto, Oliveira Silveira e José Tenreiro, o IV Seminário homenageará os poetas populares Chica Barrosa e Inácio da Catingueira.

Além das conferências, mesas redondas, apresentações de comunicações e painéis, os participantes também poderão se inscrever nos minicursos Direitos Humanos, População Afro-Paraibana e Mulheres Negras e Educação e Ações Afirmativas e Relações Étnico-Raciais.

Ao realizar a Semana Afroparaibana, o NEABI/UFPB tem como objetivo difundir conhecimentos acerca da população afroparaibana; sensibilizar, informar e formar educadoras/es, graduandos/os, e outros públicos, sobre a Lei 10.639/03 (História da África e da Cultura Afrobrasileira); e também propiciar debate entre os NEABs das universidades da Paraíba e de outros estados do Brasil.

Conheça a programação.

DATAS IMPORTANTES:
Inscrições: até 31 de agosto de 2012.
15 de setembro – último dia para envio das cartas de aceite.
15 de novembro – envio do texto completo para o periódico Cadernos Imbondeiro, no Portal de Periódicos da UFPB. Todas as informações sobre formatação e submissão dos textos estão no endereço: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ci

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: