EVENTOS HIPERTEXTO 2012

As tecnologias contemporâneas, como a Internet, trazem novas exigências para práticas discursivas. Por isso, este ano teremos dois grandes eventos na área:

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) inscrevem, até 15 de setembro, para o III Colóquio de Hipertexto - CHIP: Ferramentas digitais, que será realizado nos dias 4 e 5 de outubro no auditório da FIEC e no Centro de Humanidades da UECE, em Fortaleza.

Em sua 3ª edição, o evento consolida-se como relevante espaço de discussão sobre as práticas discursivas típicas dos tempos atuais e suas implicações para o ensino de Línguas. Outro objetivo é discutir as relações entre as tecnologias digitais interativas, a comunicação, os novos letramentos e o ensino.

O CHIP convidou palestrantes de renome nacional, como a Profª Ana Elisa Ribeiro, do Instituto Federal de Minas Gerais; o Prof. Luiz Fernando Gomes, da Universidade de Sorocaba; e a Profª Janaína Weissheimer, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Haverá, ainda, sessões de comunicação oral, apresentação de pôsteres e mesas-redondas. O colóquio tem como público-alvo professores universitários ou da Educação Básica, estudantes de graduação em Letras e de outros cursos da área de Ciências Humanas, estudantes de pós-graduação em Linguística, Literatura e áreas afins.

Informações sobre as inscrições podem ser encontradas no site do evento.



O evento chega a sua quarta edição renovando seu principal objetivo de ser um fórum aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e discussões de ações pedagógicas implementadas com o suporte das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre pesquisadores da área e professores do ensino fundamental e médio para fornecê-los subsídios técnico-pedagógicos que possibilitem práticas docentes mais eficazes e prazerosas aos estudantes dos diferentes níveis escolaridade.

O tema do 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação será Comunidades e Aprendizagem em Rede com o objetivo de ampliar a discussão da temática para além das fronteiras brasileiras e trocar experiências com pesquisadores de outros países.

O prazo para submissão de trabalho está encerrado, mas as inscrições para participar como ouvinte, bem como das oficinas ainda encontram-se abertas.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: