IV COLÓQUIO MULHERES EM LETRAS

Visando dar continuidade aos eventos de anteriores, está sendo organizado o V Colóquio Mulheres em Letras, para acontecer na FALE, nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2013. O evento é aberto à participação de estudantes e professores da UFMG e de outras instituições, inclusive do exterior, e deve se constituir em excelente oportunidade para se revisitar a produção ficcional de autoria feminina, examinando-a à luz de conceitos, linguagens e procedimentos advindos dos estudos literários contemporâneos.
 
Eixos temáticos do Colóquio:
1. “A escrita de si”
2.  “A mulher e o periodismo”
3. “Escritoras do século XIX”
4. “Escritoras do século XX e contemporâneas”

OBJETIVOS
 - Refletir sobre a produção ficcional e poética de autoria feminina, à luz de categorias críticas contemporâneas, como historiografia literária, cânone, gênero, etnicidade, entre outras;
- Estimular a pesquisa sobre a literatura brasileira de autoria feminina, contribuindo para o avanço dos estudos literários e culturais;
- Propiciar o intercâmbio entre pesquisadores envolvidos na investigação e no estudo da obra de escritoras;
- Propiciar o contato dos participantes com escritoras convidadas.

ESCRITORAS E CONFERENCISTAS CONVIDADAS (OS)
Como nas versões anteriores, convidamos escritoras para darem depoimentos sobre seu fazer literário e participar de uma sessão de autógrafos. Para esta ocasião foram convidadas Conceição Evaristo (Rio de Janeiro); Elizete Lisboa (Belo Horizonte), Maria Natalina Jardim (Belo Horizonte) e Maria José de Queiroz (Rio de Janeiro).
Para as conferências, teremos a professora Maria José Somerlate, da Universidade de Iowa, e a professora Claudia de Jesus Maia, da Unimontes.
Foram convidados também os professores Carlos Magno Gomes, da UFSE, e Maximiliano Torres, da UFRJ, estudiosos da obra de Lygia Fagundes Telles, e a jornalista Alessandra Soares Muniz Gomes, de Juiz de Fora, especialista em periodismo feminino.

Período de inscrição: até 15 de março de 2013.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: