I Semana Acadêmica de Letras da UERJ

A principal finalidade de qualquer Universidade é a construção do conhecimento. A “I Semana Acadêmica de Letras: traçando caminhos, discutindo formações” é um evento que, seguindo o caráter intrinsecamente pesquisador da Universidade, se propõe a realizar uma ampla discussão sobre o conhecimento que é produzido dentro da faculdade. É um evento que tem como objetivo promover um diálogo fecundo entre língua e literatura, lingúistica e ensino, formação e pesquisa, ampliando as relações que unem estas áreas do saber acadêmico. Sendo assim, ao estabelecer um campo onde discussões teóricas, práticas e metodológicas são travadas, pretendemos que o diálogo realizado possa favorecer a troca de conhecimento entre os alunos, graduandos e pós-graduandos, estimulando suas interrelações e comunicação. São áreas tão próximas, mas ainda tão comumente pensadas de forma isolada. Assim, articulando pesquisadores e pesquisas, docentes e suas práticas, caminhos e apontamentos, trajetórias e tendências, formação iniciada e formação continuada, o evento certamente será um marco na troca entre saberes e na formação dos alunos. Pelo seu caráter profundamente voltado para a pesquisa e as trocas, a participação e proveito do evento não se restringem apenas aos alunos de Letras, mas a qualquer outro graduando/graduado/pesquisador/professor que porventura se interesse nas discussões levantadas, desejosos por conhecer outras realidades de ensino/prática e pesquisa.


Com previsão de acontecimento entre os dias 11/06 e 13/06, o evento tem expectativa de participação de 500 estudantes, considerando que apenas os graduandos de nosso instituto já somam aproximadamente 3000 alunos. Nesse número incluímos ainda um público externo das outras Universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro e de fora do nosso estado. Como o evento é pensado para ser uma troca de saberes, consideramos ainda a possibilidade de alunos que não são de Letras participarem, como os de Pedagogia, Matemática, Biologia, Geografia, História e Comunicação Social.

A “I Semana Acadêmica de Letras: traçando caminhos, discutindo formações”  é um evento realizado pelo Diretório Acadêmico lima Barreto, entidade representativa dos estudantes de Letras da UERJ/Maracanã. Em sua programação teremos atividades acadêmicas, culturais, palestras, conferências, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, Sarau e outras discussões inerentes à formação política e intelectual dos estudantes de Letras.

Em sua estrutura, contaremos com 3 mesas-redondas, com três convidados participando em cada, discutindo sobre o tema proposto, seguido de um período para perguntas e interação com o público. Serão vinte e quatro eixos-temáticos para apresentação de trabalho por graduandos, pós-graduandos e professores, distribuídos em 4 sessões de comunicação individual. Somam-se ainda quatro conferências proferidas por renomados pesquisadores desta e de outras Universidades, completando a estrutura do evento.

Prazo para submissão de trabalhos: 26 de maio de 2013.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: