X Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira

Contemporaneamente, refletir sobre o ensino e a formação de professores de português LE/L2 obriga a pesquisadores, professores, estudantes, gestores e demais profissionais da área a considerar os contextos multiculturais e complexos nos quais esses processos têm lugar, além de examinar o papel que essa língua desempenha hoje no mundo globalizado. Necessitamos, sobretudo, construir uma agenda política, visando à adoção de medidas multilaterais e compartilhadas de gestão linguística - estratégia fundamental para a valorização e a promoção do português como língua de cultura(s) e de crescente projeção no mundo.

O X Congresso Internacional da SIPLE (X CONSIPLE) será organizado, portanto, sob o tema geral Vidas em Português – Políticas Multilaterais para o Ensino e a Formação em PLE/PL2, o que o faz ter, no momento, grande importância política para o desenvolvimento de debates e a proposição de ideias que contribuam para a promoção de ações na área do ensino e da formação de professores de português em uma perspectiva multilateral, partilhada e policêntrica.

Entre outros aspectos, o evento permitirá a discussão sobre os modos diferenciados de se compreender a diversidade do mundo lusófono. Através do relevante elenco de convidados palestrantes, de diferentes partes do mundo, contribuirá para incentivar mudanças, não apenas nas formas de gestão política e econômica da língua portuguesa, mas, sobretudo, nas orientações pedagógicas e teórico-metodológicas para a formação de professores. Assim, contribuirá para o desenvolvimento de experiências de ensino mais sensíveis culturalmente às necessidades dos aprendizes de línguas do nosso tempo.

Em seu espírito e princípios organizadores, o X CONSIPLE será ambiente propício para promover o diálogo na diversidade lusófona, de forma concreta e refletida, através de ações conjuntas de formação e do desenvolvimento de práticas em sala de aula que considerem o português e suas diferentes línguas-culturas como objeto de ensino. 

TEMAS
- Políticas para a promoção, a projeção e a difusão do português como língua estrangeira/segunda língua (PLE/PL2).
- A diversidade dos contextos de ensino e de formação em PLE/PL2.
- Internacionalização da língua portuguesa: perspectivas e modos de ação.
- Educação intercultural e bilíngue em PLE/PL2.
- O português na internet e no mundo digital: perspectivas para o ensino e a formação em PLE/PL2.
- Produção de materiais e recursos didáticos, presenciais e on-line, para o ensino de PLE/PL2.
- Políticas multilaterais para a gestão da língua portuguesa e seu ensino.
- Formação de professores de PLE/PL2 para o século XXI.
- O português como língua de mediação em contextos plurilinguísticos.
- O português na diáspora: língua de herança e de acolhimento.
- Ensino e aprendizagem de língua portuguesa por usuários de línguas de sinais.
- Avaliação de proficiência e processos de certificação em contexto multilateral de gestão da língua.
- Perspectivas teóricas e metodológicas para o ensino e a formação de professores na diversidade do mundo lusófono. 

PÚBLICO-ALVO
Constituem público-alvo do evento: 1) professores e pesquisadores nacionais da área; 2) estudantes universitários das áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada e Educação; 3) professores e pesquisadores que atuam em contextos plurilingues: línguas indígenas, de imigração, de herança, línguas de sinais (Libras e outras) etc.; 4) professores atuantes no ensino de português LE/L2 em contextos diversos no Brasil, na América Latina e em outros continentes.


SOMENTE PODERÃO APRESENTAR TRABALHOS ASSOCIADOS DA SIPLE.

Os interessados poderão apresentar propostas de trabalhos até o dia 20 de julho de 2013.

Maiores informações no site do evento.

1 comentários:

Edleise Mendes disse...

Obrigada, pessoal, pela divulgação! Abraço grande, Edleise Mendes.