Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão

O SIIEPE tem gênese no encontro acadêmico internacional “Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde”, promovido e realizado pela CAPES em novembro de 2012.

O Simpósio, além de revisitar os objetivos da edição nacional, objetiva-se estabelecer uma agenda propositiva à interdisciplinaridade ao sistema do ensino superior e à CT&I do País, fundamentada tanto na participação dos palestrantes de referência internacional sobre interdisciplinaridade como nas discussões e trabalhos realizados no evento. Para tal, foram definidos três eixos temáticos: (1) teoria e prática da interdisciplinaridade; (2) Conhecimento interdisciplinar; e (3) institucionalização da interdisciplinaridade.

O Simpósio contemplará palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos orais e apresentação de trabalhos em pôster. Pretende-se, também, elaborar uma síntese das contribuições, através de discussões sobre os resultados.

Serão aceitos trabalhos relacionados à interdisciplinaridade, na forma de: a) relatos de pesquisas, em andamento ou concluídas; b)relatos de experiências com a interdisciplinaridade; c) reflexões; d)propostas de institucionalização.

Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica, e deverão indicar o eixo temático no qual pretendem inserir-se. Os eixos são descritos a seguir, contemplando alguns dos assuntos, sem esgotar, porém, todas as possibilidades.

Eixo temático 1: Teoria e Prática da Interdisciplinaridade
Tem por objetivo avançar no debate sobre a teoria, a epistemologia, o método e as práticas da interdisciplinaridade. Incluem-se temas como:
* histórico da criação de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar;
* taxonomia da interdisciplinaridade;
* pedagogia e interdisciplinaridade;
* método científico e interdisciplinaridade;
* alcance e limites da multi/interdisciplinaridade/transdisciplinaridade.

Eixo temático 2: Conhecimento Interdisciplinar
Tem por objetivo abordar as diferentes manifestações da multi/interdisciplinaridade e suas relações no contexto das diversas áreas do conhecimento. Incluem-se temas como:
* interdisciplinaridade na formação e na pesquisa disciplinar em campos científicos que incluem: filosofia, física, química e matemática aplicada; engenharias e arquitetura; ciências sociais aplicadas; ciências da saúde e biológicas, etc...
* multi e interdisciplinaridade como campos científicos e de formação. Entre esses, incluem-se: gênero e sociedade, ciências da cognição; computação e sistemas de informação, sustentabilidade e meio ambiente; inovação e empreendedorismo; biotecnologia; novas engenharias (mobilidade, conhecimento, violência, crises econômico-sociais, agressão ao meio ambiente).

Prazo para submissão de trabalhos: 30 de junho de 2013.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: