Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade
O SIMSOCIAL– Simpósio de Pesquisa em
Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Performances Interacionais e
Mediações Sociotécnicas é um evento de cunho acadêmico destinado a promover
debates e circulação da pesquisa produzida sobre as tecnologias digitais e
sociabilidade no Brasil e no mundo. Idealizado pelo GITS – Grupo de Pesquisa
em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade, que compõe o PósCom/UFBA
– Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, o simpósio
acontecerá nas dependências da Faculdade da Comunicação/UFBA, em Salvador, nos
dias 10 e 11 de outubro de 2013.
Na programação, estão previstas atividades como
conferências e apresentação de comunicações em grupos de trabalho. O SIMSOCIAL
– Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade tem como
público-alvo pesquisadores, professores e estudantes universitários, além de
profissionais de instituições relacionadas ao campo da cibercultura, da
sociabilidade e das interações mediadas por redes telemáticas.
DATAS IMPORTANTES
17 de junho a 10 de julho – submissão de trabalhos
17 de junho a 05 de outubro – inscrições
05 de agosto a 05 de outubro – geração de boletos e
pagamento das inscrições.
19 de agosto – divulgação dos resultados dos
trabalhos aprovados
NÚCLEOS TEMÁTICOS
NT 1 – Sociabilidade, novas tecnologias e práticas
interacionais
Comporta discussões em torno das mudanças e
particularidades dos processos psicossociais em ambientes interacionais on-line
e/ou móveis. Os trabalhos abordam grupos de discussão, fóruns, salas de
bate-papo, homepages, sites de redes sociais, games, redes baseadas em
geolocalização e comunicação mediada por dispositivos móveis; as discussões
giram em torno de temas como: privacidade e novos arranjos entre público e
privado; entretenimento; exposição; mobilidade; aspectos conversacionais e
interacionais; representações sociais, sexualidades, dentre outros.
NT 2 – Sociabilidade, novas tecnologias, consumo e
estratégias de mercado
Direcionado para aspectos de mercados voltados para
a Internet, como apropriações das redes sociais digitais para a comunicação
organizacional, campanhas publicitárias e interação com o público, pesquisa de
marketing e relações públicas.
NT 3 – Sociabilidade, novas tecnologias, política e
ativismo
Abarca as pesquisas sobre ativismo, cooperação,
economia política, campanhas on-line, políticas públicas de acesso aos meios
digitais e demais temas relacionados.
NT 4 – Sociabilidade, novas tecnologias, educação e
aspectos cognitivos
Agrega trabalhos sobre educação e aprendizagem em
plataformas de interação na internet. Analisa as novas formas de presença e de
mediação resultantes dos ambientes on-line de aprendizagem e suas
particularidades tecnológicas.
NT 5 – Sociabilidade, novas tecnologias e práticas
colaborativas de produção de conteúdo
Integra debates a respeito de práticas
comunicacionais colaborativas, de auto-publicação etc. Nessa perspectiva,
analisa peculiaridades referentes a recepção e emissão dos conteúdos
noticiosos, bem como os modos de busca e recuperação das informações na internet.
Maiores informações no site do evento.
0 comentários:
Postar um comentário