Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade

O SIMSOCIALSimpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Performances Interacionais e Mediações Sociotécnicas é um evento de cunho acadêmico destinado a promover debates e circulação da pesquisa produzida sobre as tecnologias digitais e sociabilidade no Brasil e no mundo.  Idealizado pelo GITS – Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade, que compõe o PósCom/UFBA – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, o simpósio acontecerá nas dependências da Faculdade da Comunicação/UFBA, em Salvador, nos dias 10 e 11 de outubro de 2013.
Na programação, estão previstas atividades como conferências e apresentação de comunicações em grupos de trabalho. O SIMSOCIAL – Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade tem como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes universitários, além de profissionais de instituições relacionadas ao campo da cibercultura, da sociabilidade e das interações mediadas por redes telemáticas.

DATAS IMPORTANTES
17 de junho a 10 de julho – submissão de trabalhos
17 de junho a 05 de outubro – inscrições
05 de agosto a 05 de outubro – geração de boletos e pagamento das inscrições.
19 de agosto – divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados

NÚCLEOS TEMÁTICOS
NT 1 – Sociabilidade, novas tecnologias e práticas interacionais
Comporta discussões em torno das mudanças e particularidades dos processos psicossociais em ambientes interacionais on-line e/ou móveis. Os trabalhos abordam grupos de discussão, fóruns, salas de bate-papo, homepages, sites de redes sociais, games, redes baseadas em geolocalização e comunicação mediada por dispositivos móveis; as discussões giram em torno de temas como: privacidade e novos arranjos entre público e privado; entretenimento; exposição; mobilidade; aspectos conversacionais e interacionais; representações sociais, sexualidades, dentre outros.

NT 2 – Sociabilidade, novas tecnologias, consumo e estratégias de mercado
Direcionado para aspectos de mercados voltados para a Internet, como apropriações das redes sociais digitais para a comunicação organizacional, campanhas publicitárias e interação com o público, pesquisa de marketing e relações públicas.

NT 3 – Sociabilidade, novas tecnologias, política e ativismo
Abarca as pesquisas sobre ativismo, cooperação, economia política, campanhas on-line, políticas públicas de acesso aos meios digitais e demais temas relacionados.

NT 4 – Sociabilidade, novas tecnologias, educação e aspectos cognitivos
Agrega trabalhos sobre educação e aprendizagem em plataformas de interação na internet. Analisa as novas formas de presença e de mediação resultantes dos ambientes on-line de aprendizagem e suas particularidades tecnológicas.

NT 5 – Sociabilidade, novas tecnologias e práticas colaborativas de produção de conteúdo
Integra debates a respeito de práticas comunicacionais colaborativas, de auto-publicação etc. Nessa perspectiva, analisa peculiaridades referentes a recepção e emissão dos conteúdos noticiosos, bem como os modos de busca e recuperação das informações na internet.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: