CURSO ON-LINE CAMINHOS DA ESCRITA
Trata-se
de um curso desenvolvido para professores de língua portuguesa em exercício na
rede pública de ensino, que lecionem no Ensino Fundamental II e Médio.
O
conteúdo está estruturado para que o participante desenvolva, em grupo, um
projeto de práticas de letramento que possa ser realizado em sala de aula. Para
tanto, o curso possibilita que o professor:
-
compreenda as práticas de letramento como práticas culturais, presentes no
nosso dia a dia, histórica e socialmente contextualizadas, vinculadas às
diversas esferas da vida social;
-
perceba as possibilidades de transposição didática de tais práticas para o
trabalho com leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos em Língua
Portuguesa na escola.
O
curso compreende um eixo teórico, em que serão estudados temas relacionados a práticas
de letramento, e um eixo prático, em que o participante analisará vídeos em que
professores relatam projetos de ensino da escrita na escola. Ao final, o
participante será orientado a elaborar o seu próprio projeto, que será
comentado pelo mediador e pelos demais colegas.
Conheça
o programa do curso.
O
novo curso é piloto e inaugura uma nova série. Por esse motivo, das 200 vagas
oferecidas, 100 serão destinadas aos educadores que se inscreverem pela
Comunidade Virtual Escrevendo
o Futuro, e outras 100 serão destinadas a educadores convidados,
que já tenham participado de outros cursos da Olimpíada. Estes últimos serão
indicados pelos atuais mediadores do curso Sequência
didática: aprendendo por meio de resenhas.
Para
quem desejar se inscrever, as solicitações deverão ser feitas na Comunidade
Virtual Escrevendo o Futuro em
dois horários no dia 29 de
julho (29/07): pela manhã, as inscrições estarão abertas a partir das 10h00; no
período da tarde, as vagas podem ser solicitadas a partir das 14h00 (horário de
Brasília). Esse novo modelo atende a um desejo dos internautas,
que possuem uma agenda preenchida por diversas tarefas ao longo do dia.
Maiores
informações no site da Comunidade.
0 comentários:
Postar um comentário