CURSO ON-LINE CAMINHOS DA ESCRITA

Trata-se de um curso desenvolvido para professores de língua portuguesa em exercício na rede pública de ensino, que lecionem no Ensino Fundamental II e Médio.

O conteúdo está estruturado para que o participante desenvolva, em grupo, um projeto de práticas de letramento que possa ser realizado em sala de aula. Para tanto, o curso possibilita que o professor:

- compreenda as práticas de letramento como práticas culturais, presentes no nosso dia a dia, histórica e socialmente contextualizadas, vinculadas às diversas esferas da vida social;
- perceba as possibilidades de transposição didática de tais práticas para o trabalho com leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos em Língua Portuguesa na escola.

O curso compreende um eixo teórico, em que serão estudados temas relacionados a práticas de letramento, e um eixo prático, em que o participante analisará vídeos em que professores relatam projetos de ensino da escrita na escola. Ao final, o participante será orientado a elaborar o seu próprio projeto, que será comentado pelo mediador e pelos demais colegas.

Conheça o programa do curso.

O novo curso é piloto e inaugura uma nova série. Por esse motivo, das 200 vagas oferecidas, 100 serão destinadas aos educadores que se inscreverem pela Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, e outras 100 serão destinadas a educadores convidados, que já tenham participado de outros cursos da Olimpíada. Estes últimos serão indicados pelos atuais mediadores do curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas.

Para quem desejar se inscrever, as solicitações deverão ser feitas na Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro em dois horários no dia 29 de julho (29/07): pela manhã, as inscrições estarão abertas a partir das 10h00; no período da tarde, as vagas podem ser solicitadas a partir das 14h00 (horário de Brasília). Esse novo modelo atende a um desejo dos internautas, que possuem uma agenda preenchida por diversas tarefas ao longo do dia.

Maiores informações no site da Comunidade.

0 comentários: