I SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ

O I SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ tem como objetivo geral congregar estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados no tema para a troca de experiências de pesquisa, apresentação e publicação de trabalhos, tendo em vista a construção de conhecimento nas áreas de Letras, Educação e afins, de forma a contribuir para a formação do professor de línguas.

EIXOS TEMÁTICOS
1) Gramática, texto e sentido
Este eixo compreende os estudos das relações de sentido do texto nas diversas abordagens, como Linguística Textual e Linguística Cognitiva. A proposta de estudo do texto centra-se nas diversas visões possíveis para chegar a sentidos explícitos ou não numa primeira leitura. Uma análise mais profunda, envolvendo comparações, inferências etc., tem sido o ponto de partida e a motivação para a elaboração de trabalhos dessa natureza. Também se inserem nesta linha temática pesquisas que investigam como as estratégias gramaticais disponíveis na língua podem contribuir para uma compreensão satisfatória do sentido superficial e profundo dos textos.

2) Variação e ensino de língua portuguesa
Esta linha temática abrange trabalhos que investigam a variação linguística no português em suas variedades brasileira, europeia e africana, consideradas separadamente ou em contraste entre si. Os trabalhos devem  versar sobre fenômenos variáveis na língua portuguesa, como a concordância, o sistema pronominal, a ordem de clíticos, a indeterminação do sujeito, entre outros, procurando articular os resultados das pesquisas com o ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio, de modo a oferecer uma contribuição para o ensino de gramática na escola.

3) Ensino e aprendizagem de escrita e leitura
Inscrevem-se nesta linha os trabalhos que buscam fornecer subsídios teóricos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da leitura nos anos iniciais da Educação Básica.

4) Bilinguismo e identidade
Esta linha de pesquisa abrange trabalhos que tratam dos processos de ensino e aprendizagem relacionados à língua materna (LM), estrangeira (LE) e segunda língua (L2), nos contextos de ensino de língua inglesa (como LE ou L2), ensino de língua brasileira de sinais (como L1/LM e L2) e ensino de língua portuguesa para surdos (como L2), de modo a contribuir para a compreensão dos processos de aquisição da linguagem e capacitação de profissionais especializados em Educação Bilíngue.

DATAS IMPORTANTES
De 12 de julho a 31 de agosto de 2013 para Comunicação e Pôster.
De 12 de julho a 13 de setembro de 2013 para ouvintes com ou sem participação em minicurso.

Maiores informações no site do evento.

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