I SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ
O
I SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ tem como objetivo geral congregar estudantes,
professores, pesquisadores e demais interessados no tema para a troca de
experiências de pesquisa, apresentação e publicação de trabalhos, tendo em
vista a construção de conhecimento nas áreas de Letras, Educação e afins, de
forma a contribuir para a formação do professor de línguas.
EIXOS TEMÁTICOS
1) Gramática,
texto e sentido
Este eixo compreende os estudos das relações de
sentido do texto nas diversas abordagens, como Linguística Textual e
Linguística Cognitiva. A proposta de estudo do texto centra-se nas diversas
visões possíveis para chegar a sentidos explícitos ou não numa primeira
leitura. Uma análise mais profunda, envolvendo comparações, inferências etc.,
tem sido o ponto de partida e a motivação para a elaboração de trabalhos dessa
natureza. Também se inserem nesta linha temática pesquisas que investigam como
as estratégias gramaticais disponíveis na língua podem contribuir para uma
compreensão satisfatória do sentido superficial e profundo dos textos.
2) Variação
e ensino de língua portuguesa
Esta linha temática abrange trabalhos que
investigam a variação linguística no português em suas variedades brasileira,
europeia e africana, consideradas separadamente ou em contraste entre si. Os
trabalhos devem versar sobre fenômenos variáveis na língua portuguesa,
como a concordância, o sistema pronominal, a ordem de clíticos, a
indeterminação do sujeito, entre outros, procurando articular os resultados das
pesquisas com o ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio, de
modo a oferecer uma contribuição para o ensino de gramática na escola.
3) Ensino
e aprendizagem de escrita e leitura
Inscrevem-se nesta linha os trabalhos que buscam
fornecer subsídios teóricos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da
leitura nos anos iniciais da Educação Básica.
4) Bilinguismo
e identidade
Esta linha de pesquisa abrange trabalhos que tratam
dos processos de ensino e aprendizagem relacionados à língua materna (LM),
estrangeira (LE) e segunda língua (L2), nos contextos de ensino de língua
inglesa (como LE ou L2), ensino de língua brasileira de sinais (como L1/LM e
L2) e ensino de língua portuguesa para surdos (como L2), de modo a contribuir
para a compreensão dos processos de aquisição da linguagem e capacitação de
profissionais especializados em Educação Bilíngue.
DATAS IMPORTANTES
De 12 de julho a 31 de agosto de 2013
para Comunicação e Pôster.
De 12 de julho a 13 de setembro de 2013
para ouvintes com ou sem participação em minicurso.
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