II SEMINÁRIO ESCRITA DOCENTE & DISCENTE

O II Seminário ESCRITA DOCENTE & DISCENTE, a se realizar de 15 a 17 de agosto de 2013, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus da Praia Vermelha,  no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (campus da Praia Vermelha, Urca), reunirá pesquisadores de várias instituições: UFRJ, UFF, UERJ, USP e UNICAMP, UNESP. Nesta segunda edição, serão colocados em debate trabalhos de pesquisas sobre o tema das relações de professores, alunos, crianças e jovens com a escrita. Destacam-se trabalhos de pesquisa sobre letramento, alfabetização, leitura e escrita, em contextos escolares e em outros contextos sociais fortemente marcantes sobre os sujeitos alunos e professores.


Neste Seminário de pesquisa, assumimos a busca de formulações mais produtivas sobre diferentes modos de conceber a linguagem na Educação. Dentre os trabalhos de pesquisa abordados este ano, predominam preocupações com a escrita escolar de discentes, que envolvem o percurso escolar, da Educação Básica - que inclui os anos de Educação Infantil, anteriores ao momento designado para alfabetização, anos iniciais do Ensino Fundamental - à Universidade - formadora de professores que atuarão junto aos discentes.

Destacam-se do tema da formação discente as limitações e possibilidades da formação docente. Deste modo, a relação entre linguagem e educação é abordada com ênfase numa concepção linguístico-discursiva mobilizada em pesquisas sobre os eixos:

- Escrita e letramento: discussões teóricas
- Escritas escolares: a língua escrita e as crianças
- Escritas escolares e fora da escola
- Escritas universitárias
- Escritas de docentes em processos de sua formação profissional

Maiores informações sobre inscrições no site do evento.

0 comentários: