V Encontro de Professores de Literaturas Africanas & I Encontro da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos

O I Encontro de Professores de Literaturas Africanas ocorreu em 1991, na Universidade Federal Fluminense, UFF, quando a área contava com algumas pesquisas de professores que, desde a década de 70, ainda que enfrentando os desafios de trabalhar com uma jovem literatura, começavam a se debruçar sobre a produção  literária de países africanos de língua portuguesa e suas respectivas realidades histórico-culturais. Naquela ocasião, o tema deste evento foi “Repensando a africanidade”. No entanto, enfrentando as dificuldades próprias de seu tempo, como o regime militar no Brasil concomitante aos movimentos de independência nos países africanos de língua portuguesa, além de um Ministério de Educação e Cultura brasileiro pouco receptivo a novos -e subversivos- conteúdos, não foi possível manter uma regularidade desses encontros. Assim, o II Encontro, cujo tema foi “Balanços e Perspectivas”, só aconteceu 12 anos depois, em 2003, na Universidade de São Paulo - USP, dentro de uma realidade político-social brasileira diversa, em que já foi possível acompanhar a implementação da Lei 10.639/03. a partir de então, ocorreram O  III Encontro foi realizado na  Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em 2007, cujo tema   foi " Pensando África: Crítica, Ensino e Pesquisa" e o  IV Encontro, realizado em 2010, em Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto, cujo tema foi “África, dinâmicas culturais e literárias”, organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto.

Desde 2007, então, os encontros se tornaram periódicos, acontecendo de três em três anos. Já no  III Encontro, atendendo às expectativas e anseios de pesquisadores do Brasil e de outros países, em assembleia que reuniu um número significativo de interessados em fortalecer cada vez mais as pesquisas em torno das literaturas africanas, encaminhou-se  a ideia da  criação da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC), que foi regulamentada durante o IV Encontro, ocorrido em Ouro Preto em 2010.

O V Encontro é um trabalho de parceria entre a UFRGS e a USP,  tem como sede a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro,  e associa o I  Encontro da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos - AFROLIC.

Os acontecimentos das últimas décadas do século XX colocaram em xeque conceitos teórico-críticos de diversas frentes que por muito tempo balizaram as pesquisas em torno do campo cultural. Em paralelo, as questões impostas a partir de uma mundialização econômica cada vez mais galopante, obrigaram pesquisadores do mundo todo a reverem métodos e conceitos e a construírem de alguma forma caminhos possíveis onde as crises da vida material pudessem ser discutidas, questionadas, problematizadas e contestadas. Assim, segundo percursos muitas vezes diversos, muitas vezes afinados, os pesquisadores foram percebendo que era necessário, ainda,  percorrer os caminhos de uma possível compreensão de que pensar a literatura é ainda, e cada vez mais, também pensar a questão da identidade. Essa questão que já ocupara importante espaço na primeira metade do século, com o avanço dos nacionalismos fascistas da Europa e, também, com o fenômeno global do fim  dos impérios coloniais europeus, que se seguiu à II Guerra Mundial e que configura o fim das ocupações territoriais na África, se renova nas últimas décadas do século XX em função  da crise econômica que se estende por todos os territórios nacionais. Assim, torna-se urgente refletir acerca das novas condições sócio-culturais deflagradas e que vão incidir ou impactar inevitavelmente sobre as relações sociais de cada espaço atingido pela nova conjuntura.

Temática do evento: IDENTIDADES AFRICANAS E COMUNITARISMO SUPRANACIONAL:  APROXIMAÇÕES, TENSÕES, FRICÇÕES

Conheça a programação.

EIXOS TEMÁTICOS
- Trilhas poéticas
- Nações e narrações
- Tempos de diferenças
- Discurso, identidade e resistência
- A escrita do exílio
- Territórios da memória
- Geografias culturais e literárias
- Teorias, mudanças e desafios
- A questão (inter) cultural no ensino e na aprendizagem
- Os 50 anos de Luuand

Submissão de trabalhos, por e-mail (afrolicpoa@gmail.com), até o dia 30 de setembro de 2013.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: