XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano

O XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, em sua terceira Edição Nacional, é uma atividade bianual do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás-Campus Jataí, que, além de reunir os cursos de Graduação em Pedagogia, Especialização, Mestrado em Educação, agrega outros cursos também, como Letras, Matemática, Psicologia, História, Educação Física, Ciências Biológicas e o PIBID/CAJ-UFG. Como esta Universidade prima pelo princípio de uma sólida formação ética, política, pedagógica, profissional, nossa preocupação é garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Em 2013, o tema proposto para o evento evoca o conceito de trabalho e o papel da educação na sociedade contemporânea quanto à formação profissional. Os principais objetivos são: discutir a configuração da formação humana e do mundo do trabalho na sociedade do capital; e debater a relação entre educação e trabalho, situando-a na realidade da sociedade do capital e para além dela. No plano socioeconômico a complexidade das transformações ocorridas no mundo do trabalho e na formação desse trabalhador nos instiga a pensar o processo de heterogeneização, fragmentação e complexidade da classe trabalhadora e sua relação com a educação.

O Congresso está estruturado em palestras, minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos formatos comunicação oral e exposição de pôster.

Esperamos que haja o máximo de aproveitamento e participação em todas as atividades propostas: conferências, mesas-redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, atividades culturais, dentre outras. Além disso, espera-se que as temáticas propostas atendam aos anseios da comunidade participante e que, a partir delas, surjam novos apontamentos.

Objetivamos congregar aproximadamente 400 participantes neste evento, dentre eles, docentes da rede pública municipal e estadual, discentes e pesquisadores de diversos cursos e de diferentes áreas: Humanas; Linguística, Letras e Artes; Exatas, Biológicas e da Saúde; bem como docentes e pesquisadores da graduação e pós-graduação, de todo o país e do exterior.

EIXOS TEMÁTICOS
01- Educação de crianças de 0 a 6 anos
02 - Alfabetização e Letramento
03 – Didática e Formação de professores
04 – Fundamentos da Educação
05 – Políticas Educacionais e Gestão Escolar
06 – Educação Fundamental e Média
07 – Cultura e Processos Educacionais
08 – Educação e Diversidade
09 - Currículo e Educação
10 – Educação Ambiental
11 - Educação e Saúde
12 – Formação de leitores e a leitura audiovisual em práticas educacionais
13 - PIBID como integração ensino superior / escola básica

Prazo final para envio de trabalhos: 30 de setembro de 2013.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: