19º Congresso de Leitura do Brasil

O 19o Congresso de Leitura do Brasil, sob o tema: “leituras sem margens”, quer dar vez e voz aos dizeres que habitam terceiras margens – palavras, sopros, sussurros, sibilos, ventanias, líquidas superfícies, películas-pele – que se fazem (in)visíveis, (in)tangíveis silêncios. Deseja encontros com palavras-remo, palavras-tora, palavras-rio nas possibilidades de (mul)triplicar margens da leitura.

“A terceira margem do rio” em Guimarães Rosa, replicada por Caetano Veloso e Milton Nascimento, contagia este evento rumo à palavra fora da palavra, entre as escuras duas margens, riso: o rio riu, ri, parvas palavras, brasa da palavra, risco da palavra, doideira... longas beiras. Afora o riso, palavra ardente, rio. Rio abaixo, rio a fora, rio a dentro — o rio. Casa da palavra ouvi, ouvi, ouvi a voz das águas onde o silêncio mora... Mora no silêncio a palavra não dita?

É possível participar com:
- inscrição individual de ouvinte (associados ou não),
- inscrição em grupos de ouvintes (não associados),
- inscrição para apresentação de trabalhos (comunicação oral ou em outras linguagens, com até três coautores inscritos),
- inscrição de mesas redondas (conjunto de três trabalhos, sem coautoria, apenas para associados).

1. Participação como Ouvinte
Os associados 2013-2014 poderão participar do 19º COLE como ouvintes GRATUITAMENTE, desde que se inscrevam no evento.
Os não associados podem se inscrever como ouvintes do 19º COLE. Para se inscrever como ouvinte, faça o seu cadastro ou login, e siga os passos do sistema pagseguro, escolhendo a forma de pagamento que desejar. Verifique o valor e a data do pagamento indicados pelo sistema no ato de sua inscrição.
A inscrição como ouvinte para não associados deverá ser feita no site do evento, que estará disponível em novembro.

2. Participação como Ouvinte com Inscrição em Grupo
Professores e estudantes, bem como qualquer grupo de pessoas interessadas, podem participar do 19º COLE como ouvintes (sem necessidade de associação à ALB, portanto), fazendo sua inscrição em grupos de, no mínimo, dez participantes.
Em caso de associação em grupo, deverá haver uma pessoa responsável pela inscrição, que preencherá os diversos campos para cada membro do grupo no site do COLE e fará o pagamento coletivo da taxa de inscrição de todos os membros do grupo, de acordo com o número de inscritos.
A inscrição de grupos deverá ser feita no site do evento, que estará disponível em novembro.

3. Participação com Apresentação de Trabalhos (comunicações orais ou em outras linguagens)
Os participantes do 19º COLE, associados da ALB ou não, poderão apresentar comunicações orais no congresso e/ou comunicações em outras linguagens em sua Feira Cultural e Literária.

a. para participar e apresentar uma comunicação oral
1. O autor/a ou primeiro autor/a será responsável pela inscrição de seu trabalho. Essa pessoa fará o cadastro do/a autor/a e de até mais dois coautores, se for o caso.
2. Todos os inscritos (coautores) precisam fazer o pagamento da taxa de inscrição (diferenciada para associados e não associados). Veja a tabela de valores no final deste documento.
3. No ato da inscrição, apenas os resumos deverão ser enviados (que não deverão exceder 1600 caracteres com espaços).
Os resumos dos trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico segundo os seguintes critérios:
a. Atualidade, originalidade, relevância do tema.
b. Clareza do texto; correção de linguagem.
A inscrição de comunicação oral deverá ser feita no site do evento, que estará disponível em novembro.
Observação: Os trabalhos aprovados serão publicados na revista Linha Mestra, desde que, após a aprovação, sejam enviados para a organização do evento impreterivelmente até o dia 17 de maio de 2014. Os trabalhos completos deverão ter entre 10 mil e 35 mil caracteres com espaços. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos textos e pela adequação da linguagem.

b. para participar e apresentar uma comunicação oral em outras linguagens
1. Haverá uma pessoa responsável por cada trabalho. Essa pessoa fará o cadastro do autor/a e de até mais dois coautores, se for o caso.
2. Todos os inscritos (autor/a e coautores) precisam fazer o pagamento da taxa de inscrição (diferenciada para associados e não associados). Veja a tabela de valores no final deste documento.
3. No ato da inscrição, será necessário enviar um resumo descritivo do trabalho (que não deverá exceder 1600 caracteres com espaços).
Os resumos dos trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico segundo os critérios de atualidade, originalidade e relevância da proposta para o 19º COLE.
A inscrição para comunicação em outras linguagens deverá ser feita no site do evento, que estará disponível em novembro.
Observação: Caso haja interesse, os trabalhos aprovados poderão ser publicados em forma de artigos na revista Linha Mestra, desde que, após a aprovação, sejam enviados impreterivelmente para a organização do evento até o dia 17 de maio de 2014. Os trabalhos escritos deverão ter entre 10 mil e 35 mil caracteres. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos textos e pela adequação da linguagem.

4. Participação com Inscrição de Mesas Redondas (novidade do 19º COLE!)
Os associados da ALB poderão inscrever três trabalhos em conjunto, compondo uma mesa redonda. Todos os autores dos trabalhos precisarão estar inscritos no congresso. As mesas propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico em conjunto.

Condições para inscrição de mesa redonda:
1. Não haverá possibilidade de coautoria. Todos os três autores e membros da mesa redonda precisam ser associados da ALB e fazer a inscrição no evento. Veja a tabela de valores no final deste documento.
2. A submissão da mesa será feita por um/a coordenador/a, que inscreverá o seu e mais dois trabalhos a serem apresentados em conjunto.
3. No ato da inscrição, os trabalhos completos deverão ser enviados (será necessário enviar um resumo explicando a proposta da mesa e os três trabalhos separadamente, incluindo resumos de cada um e o corpo dos textos. Os trabalhos não deverão exceder 35 mil caracteres com espaços. Os resumos não deverão exceder 1600 caracteres com espaços).
Observação: Sugere-se que os membros da mesa não tenham todos a mesma afiliação institucional.
As mesas redondas serão avaliadas pelo Comitê Científico segundo os seguintes critérios:
a. Atualidade, originalidade, relevância do tema.
b. Clareza do texto; correção de linguagem.
c. Pertinência da bibliografia referenciada.
A inscrição de mesas redondas deverá ser feita no site do evento, que estará disponível em novembro.


Maiores informações no site do evento.

0 comentários: