CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 97
Publicação científica do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil, de
responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede: gêneros textuais,
mídias e incentivo à leitura.
Sinopse: O presente dossiê tem
como objetivo reunir textos de pesquisadores que tenham como interesse o debate
no campo do gênero e da diversidade cultural nos contextos de ensino. Com
base nos temas, “relações de gênero” e “relações étnico-raciais”, busca-se
investir na ampliação da reflexão de dois pontos centrais: a produção e a problematização
das identidades LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais), no
campo educacional; e a contemplação da inserção da História e Cultura Afro-Brasileira
e História e Cultura Indígena, a partir do disposto nas leis, 10.639/03,
11.645/08, inclusas nos artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, no ensino. O que nos propomos é colocar em pauta o próprio
entendimento de Educação. É questionar como estão sendo constituídos os
sujeitos, a partir dos atravessamentos, dos discursos e das relações de poder,
vividos e experienciados nas escolas. O foco é pensar as relações de gênero e
as relações étnico-raciais, ou seja, as diferenças culturais, como um desafio e
uma potencialidade para as escolas e para as novas estratégias de democratização
da educação.
VOLUME 3, NÚMERO 1
Dossiê: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
Organizadores: Profa. Me. Patrícia
Daniela Maciel (UFPel) e Prof. Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano (FURG)
Prazo final para submissão: 31 de
março de 2014.
Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da
Revista.
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