CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 97

Publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil, de responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede: gêneros textuais, mídias e incentivo à leitura.

VOLUME 3, NÚMERO 1
Dossiê: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
Organizadores: Profa. Me. Patrícia Daniela Maciel  (UFPel) e Prof. Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano (FURG)
 Sinopse: O presente dossiê tem como objetivo reunir textos de pesquisadores que tenham como interesse o debate no campo do gênero e da diversidade cultural nos contextos de ensino.  Com base nos temas, “relações de gênero” e “relações étnico-raciais”, busca-se investir na ampliação da reflexão de dois pontos centrais: a produção e a problematização das identidades LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais), no campo educacional; e a contemplação da inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Indígena, a partir do disposto nas leis, 10.639/03, 11.645/08, inclusas nos artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no ensino. O que nos propomos é colocar em pauta o próprio entendimento de Educação. É questionar como estão sendo constituídos os sujeitos, a partir dos atravessamentos, dos discursos e das relações de poder, vividos e experienciados nas escolas. O foco é pensar as relações de gênero e as relações étnico-raciais, ou seja, as diferenças culturais, como um desafio e uma potencialidade para as escolas e para as novas estratégias de democratização da educação.

Prazo final para submissão: 31 de março de 2014.

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.

0 comentários: