VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero

O VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH, por deliberação da última assembléia geral realizada em Salvador, recortou o enfoque no tema da educação e suas intersecções com as questões do gênero, da sexualidade e das políticas públicas. Daí o título específico do congresso: Práticas, pedagogias e políticas públicas. Sua realização coincide com os 10 anos de existência do Programa Brasil Sem Homofobia bem como com os 10 anos de criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

O evento traz também como novidade seu deslocamento para fora do eixo das capitais, privilegiando a cidade do Rio Grande/RS e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com reconhecida tradição na formação de professores/as nos temas da diversidade sexual e de gênero, em grande número de programas presenciais e à distância. Outro fator importante desse deslocamento do VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH, refere-se à aproximação da ABEH aos países latinoamericanos do Mercosul, sobretudo, Uruguai e Argentina que fazem fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.

A previsão para VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas é reunir cerca de 500 estudantes, professores/as, pesquisadores/as, ativistas dos movimentos sociais e gestores/as de políticas públicas em três dias de evento
Enfatizando seu caráter científico, o VII Congresso da ABEH será organizado a partir de simpósios temáticos, pôster e relato de experiência estimulando, com isso, o aprofundamento das discussões, geração de relatorias e trocas de experiências. Desta forma, o evento se abre as proposições de simpósio de trabalho dos/as pesquisadores/as interessados/as, e pode também propor simpósios próprios, conforme a conveniência.

A comissão científica do Congresso está composta por um conjunto de professores/as doutores/as e pesquisadores/as com reconhecida tradição nas áreas, e já vinculados a ABEH de longa data em sua maioria. Acreditamos que as discussões nas conferências e modalidades de trabalho (ST, comunicação oral, pôster e relato de experiência) apontarão para diferentes enfoques na articulação do campo da educação com os temas do gênero, da sexualidade, da diferença, dos estudos da diferença, do preconceito e da discriminação, e das políticas públicas.

O evento tem como objetivo principal refletir sobre as questões ligadas à diversidade sexual e de gênero em conexão com processos educacionais, entendido aqui que todo artefato cultural é portador de pedagogias do gênero e da sexualidade.

O evento tem como objetivos decorrentes:
a) Promover a interlocução entre pesquisadores/as da área da diversidade sexual e de gênero, oriundos dos mais diferentes campos de conhecimento e lugares;

b) Difundir e debater estudos desenvolvidos na área da diversidade sexual e de gênero;

c) Constituir redes de cooperação e de intercâmbio de estudos, bibliografias, pesquisas e pesquisadores/as;

d) Analisar a viabilidade de trabalhos conjuntos (atividades, estudos, pesquisas);

e) Ampliar os recursos humanos (formação, capacitação e qualificação) e os recursos financeiros (criação de fundos, ampliação de recursos para formação e estudos) para o trabalho na área da diversidade sexual e de gênero;

f) Consolidar um fórum permanente de debates políticos e acadêmicos na área da diversidade sexual e de gênero através da organização de encontros bianuais de estudiosos/as.

g) Colaborar na luta em prol de uma sociedade democrática que promove e respeita a diversidade sexual e de gênero.

Conheça a lista de Simpósios Temáticos.

DATAS IMPORTANTES
De 17/12/2013 a 09/03/2014: inscrição e submissão de pôsteres, comunicações orais e relato de experiência.

31/03/14: divulgação das listagens de trabalhos aprovados para apresentação nos STS

31/03/14: divulgação da listagem de pôster, comunicação oral e relato de experiência aprovados para apresentação no congresso.

A partir de 31/03/14: Envio das cartas de aceite para trabalhos e pôsteres

24/04/2014: Data limite para envio do texto completo dos trabalhos aprovados para apresentação nos STS, para publicação nos anais do congresso.

De 18/12/2013 a 07/05/2014: inscrição de ouvintes ao congresso.
Maiores informações no site do evento.


Maiores informações no site do evento.

0 comentários: