VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas

Temos o prazer de anunciar a realização do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, que acontecerá na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 2 e 5 de setembro de 2014.

O Congresso tem como objetivo intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes universidades, que se dedicam aos estudos hispânicos. As áreas temáticas que deverão orientar as propostas de comunicação a serem encaminhadas à organização do congresso são as seguintes:
- Estudos de linguagem: descrição e funcionamento de línguas do universo hispânico. Estudos discursivos e textuais. Perspectivas comparativas. Processos de aquisição. Contato linguístico. Estudos tradutórios relativos às línguas do universo hispânico.
- Ensino de línguas: educação linguística em línguas do universo hispânico. Diversas tendências teóricas e sua relação com o ensino/aprendizagem e com a educação linguística. Literaturas e educação linguística. Práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos. Políticas linguísticas. Formação docente.
- Estudos de literatura e cultura: literaturas de línguas do universo hispânico: poéticas, história e crítica. Culturas do universo hispânico. Relações da cultura brasileira com a comunidade cultural hispânica. Literatura e outras linguagens artísticas. Literatura e outras disciplinas das ciências sociais. Literaturas do universo hispânico e outras literaturas. A tradução como mediação cultural.

Serão aceitos trabalhos - apresentações de pesquisas em andamento ou concluídas - nas modalidades de comunicação coordenada, compostas por um coordenador e até quatro expositores, e comunicação individual. As instruções para envio das propostas serão divulgadas oportunamente, juntamente com o lançamento da página web do evento.

A submissão de resumos ocorrerá entre 3 de fevereiro e 6 de abril de 2014 e o envio das cartas de aceite está previsto para ocorrer até 31 de maio de 2014.

As línguas oficiais do evento são o português e o espanhol.


Maiores informações no site do evento.

0 comentários: