WORKSHOP METODOLOGIA DE COLETA E MANIPULAÇÃO DE DADOS EM SOCIOLINGUÍSTICA

Horário: 8h
Data:  17 e 18 de fevereiro de 2014
Local: Universidade Federal de Sergipe

Descrição: Bancos de dados linguísticos de fala – especialmente os elaborados para a pesquisa de orientação sociolinguística variacionista – têm sido fonte privilegiada para a descrição do português brasileiro. No entanto, em atendimento a exigências legais, como as diretrizes de ética em pesquisa envolvendo seres humanos, além da necessidade de adequação tecnológica para a manipulação de grandes volumes de dados, é preocupação dos pesquisadores que haja a definição de procedimentos metodológicos padronizados para a organização de novos bancos de dados.

Este evento tem como objetivo fomentar a discussão, compartilhamento e desenvolvimento de protocolos de pesquisa para padronizar os procedimentos de organização de bancos de dados sociolinguísticos que levem em conta os preceitos éticos. A padronização facilitaria a realização de investigações contrastivas de diferentes dialetos brasileiros, contribuindo, dessa forma, para o estabelecimento e refinamento de generalizações e princípios universais. 

Pesquisadores e estudantes da área de Sociolinguística no Brasil, especialmente aqueles que estão desenvolvendo pesquisas relacionadas à constituição de bancos de dados linguísticos poderão interagir e se articular tendo em vista a necessidade de garantir a confiabilidade e a comparabilidade de resultados, além de promover o intercâmbio de projetos e a atualização teórico-metodológica do campo do conhecimento. 

A realização do Workshop Metodologia de Coleta e Manipulação de Dados em Sociolinguística dará visibilidade às ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS) que trabalham com variedades linguísticas do português, em seus diferentes níveis (do morfofonológico ao discursivo) e com diferentes propósitos (dos descritivos aos educacionais). Ademais, vinculado ao PPGL/UFS, o banco dados de Falares Sergipanos está em desenvolvimento, com financiamento do PROMOB, e abarca as perspectivas sociolinguística e geolinguística (dados sincrônicos), da variedade de português do Estado de Sergipe. O desenvolvimento do banco de dados de falares sergipanos propiciará uma série de contribuições, como a descrição do português brasileiro, a realização de estudos contrastivos entre as variedades, o subsídio a ações de ensino de língua portuguesa, tanto como língua materna como língua adicional.


Maiores informações aqui.

0 comentários: