III Congresso Internacional de Culturas Africanas


III Congresso Internacional de Culturas Africanas – Griots requisita diálogos interdisciplinares entre professores, pesquisadores, estudantes, escritores, poetas, compositores, cantores, instrumentistas, cantadores, cantadores de coco, emboladores, violeiros, repentistas, contadores de histórias, percusionistas, e demais interessados em discutir questões envolvendo a relação Áfricas - Brasil  - América Latina - Portugal. 

A terceira edição do GRIOTS traduz novos desafios, não apenas envolvendo questões voltadas à literatura afro-brasileira e africana, pois se propõe a fomentar debates, e convoca professores-pesquisadores para a publicação de seus projetos de pesquisas. Ao adotarmos esse tipo de investigação, estaremos propiciando uma melhor compreensão dos caminhos das culturas afro-brasileira e africanas nas pesquisas acadêmicas, visando ampliar os horizontes profissionais dos professores das Escolas Municipais e Estaduais, tendo em vista a formação contínua do Educador.

O encontro, que acontecerá entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2014, pretende ampliar discussões, através de conferências, comunicações, mesa redondas e minicursos e apresentações artísticas e recitais de poesia. No III Congresso Internacional de Culturas Africanas – GRIOTS, o objetivo principal é contribuir para o intercâmbio Brasil - África, através de contribuições acadêmicas acerca das Culturas, das Literaturas e das Linguagens que envolvem os laços afetivos e eletivos entre os países de Língua Portuguesa. Também se almeja o contato com as diversas formas de expressões, não apenas acadêmicas, já que as contribuições artísticas e poéticas serão mais que bem vindas.

O III Congresso Internacional de Culturas Africanas está inserido dentro de uma ação promovida pelo CCHLA, Pós- Graduação em Letras, Departamento de Letras, Departamento de História e o Curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – MEC/ PROGRAMA CONTINUUM- UFRN. Em sintonia com essas entidades educacionais, em nível de pós-graduação Lato Sensu, integra também as ações de indução do Governo Federal para a promoção da igualdade racial no Brasil que encontra terreno propício no interesse acadêmico, ético e político dos sujeitos proponentes, vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, ao Centro de Educação e ao Centro Regional do Seridó - CERES, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em diálogo com as ações da referida Especialização, o principal objetivo do III Colóquio Griots é contribuir, pela promoção da pesquisa científica e através dos relatos de experiências desses professores de educação básica, efetivamente com a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena nas escolas de educação básica, bem como o Parecer do CNE/CP 03/2004, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.


Os interessados em inscrever-se no evento deverão fazê-lo até 30 de abril de 2014.

Maiores informações aqui.

0 comentários: