III Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem

O III Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem, no Vale do Acaraú (III SIC), dá continuidade à experiência exitosa de suas edições anteriores, realizadas respectivamente nas cidades de Crato (2012) e Redenção (2013).

O III SIC, a ser realizado no Vale do Acaraú, traz o tema “Discursos e Contextos Socioeducacionais do/no Semiárido Cearense: Integrando Linguagem e Ciência(s)”, com a intenção de efetivar seu caráter interdisciplinar, tomando a linguagem em seus diversos contextos, conforme demonstra a Conferência de Abertura, intitulada “A Linguagem em (Inter)Ação com as Ciências”, com a presença dos Doutores Pedro Praxedes (Linguística/UECE), Júlio Esteves (Filosofia/UENF) e Juliana Guimarães (Enfermagem/FioCruz-UERJ). Nessa direção, o objetivo principal do evento se traduz nessa integração e interiorização do conhecimento, dando continuidade ao escopo político do evento de levar para regiões fora daqueles eixos as valiosas contribuições da linguagem para a formação de uma sociedade mais justa e mais igualitária.

O III SIC acontecerá nos dia 19, 20 e 21 de novembro de 2014, no campus Betânia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), na cidade cearense de Sobral, numa promoção conjunta desta universidade com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

O público-alvo do III SIC abrange pesquisadores/as de Letras, Filosofia, Pedagogia, Ciências Sociais e áreas afins, graduandos/as, graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as de todas as Instituições de Ensino Superior, bem como professores/as do Ensino Fundamental e Médio. A Comissão Organizadora do evento convida a todos e a todas para participar deste evento que celebra a linguagem e sua manifestação em outras áreas do conhecimento, bem como a desfrutar da cidade onde foi ‘comprovada’ a Teoria da Relatividade de Einstein: Sobral, a Princesa do Norte.

EIXOS TEMÁTICOS
- Linguagem e Línguas: A Língua em Uso e a Língua como Estrutura 

-Linguagem, Educação e Ensino-Aprendizagem: Métodos, Saberes e Tecnologias 

- Linguagem, Literaturas e Tradução: Transculturalidades e Intersemioses

- Linguagem, Cultura e Sociedade: Memória Oral e Escrita, Identidades e Representações Sociais 

- Linguagem e Pensamento: Cognição, Letramento e Interlíngua

- Linguagem e Mídias: Multimodalidade, Imagens, Imaginários e Territorialidades

- Linguagem, Violência e Saúde: Diagnósticos Preventivos

- Linguagem, Filosofia e Direito: Epistemologias e Jurisprudência

DATAS IMPORTANTES
- Inscrição com apresentação de trabalho (minicurso – apenas Mestres e Doutores) - no período de 01 de maio a 05 de junho de 2014.

- Inscrição com apresentação de Mesa Redonda1: proposta por Mestre ou Doutor, mais 3 (três) participantes de pelo menos duas IESs diferentes. Deve conter o tema da proposta da mesa (250-350 palavras) e os resumos dos trabalhos a serem apresentados - no período de 01 de maio a 30 de julho de 2014.

- Inscrição com apresentação de trabalho (comunicação oral ou pôster)1 - no período de 01 de maio a 30 de outubro de 2014.

- Inscrição sem apresentação de trabalho - no período de 01 de maio a 18 de novembro de 2014.


Maiores informações aqui.

0 comentários: