III Encontro Nacional Cultura e Tradução & III Encontro de Tradutores – A Tradução de Obras Francesas no Brasil


O III Encontro Nacional Cultura e Tradução (ENCULT) e do III Encontro de Tradutores – a Tradução de Obras Francesas no Brasil acontecerão de 22 a 24 de outubro de 2014 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (Brasil).

O ENCULT é um encontro científico organizado em anos intercalados pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e pelo Curso de Bacharelado em Tradução da UFPB, e tem o objetivo de promover um espaço de diálogo e intercâmbio de pesquisas da área dos estudos da tradução por meio da apresentação de trabalhos de pesquisadores, profissionais e estudantes da área.

Concomitantemente com esta edição do ENCULT, será realizado o III Encontro de Tradutores – A Tradução de Obras Francesas no Brasil, que dará continuidade aos dois encontros anteriormente realizados (2006, em Brasília, e 2009, em São Paulo). Este evento pretende reunir tradutores, pesquisadores, estudantes e intermediários do mercado editorial em torno de uma reflexão sobre a presença e a circulação da cultura francesa no país por meio da tradução, estimulando o diálogo e as trocas entre esses diferentes segmentos.
Conferencistas convidados:
- Jean-Yves Mollier (Universidade de Versailles St-Quentin-en-Yvelines/França)
- Christiane Stallaert (Universidade da Antuérpia e Universidade Católica de Leuven/Bélgica)
- Marc Charron (Universidade de Ottawa/Canadá)

Os eixos temáticos que deverão orientar as propostas de pôster e comunicação individual a serem encaminhadas à comissão organizadora do evento são os seguintes:
1) Formação de Tradutores;
2) Tradução e Análise Textual;
3) Tradução Intersemiótica;
4) Tradução e Literaturas Não-canônicas;
5) Tradução e Tecnologia;
6) Tradução e Transferências Culturais;
7) Tradução de Obras Francesas no Brasil.

Prazo para envio de trabalhos: até o dia 31 de julho.


Maiores informações aqui.

0 comentários: