Simpósio SIPLE 2014
O CARÁTER PLURICÊNTRICO DA LÍNGUA
PORTUGUESA E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS
Tradicionalmente, a Sociedade Internacional de
Português Língua Estrangeira (SIPLE) realiza, todos os anos, eventos de
interesse para a área do Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e
seus variados contextos de desenvolvimento. Optamos neste momento por PFOL para
contemplar contextos onde o português seja Língua Estrangeira (LE), Segunda
Língua (L2), Língua Adicional (LA), Língua de Herança (LH), Português para
crianças e outros.
O tema da avaliação em PFOL será explorado no
evento a partir de diferentes perspectivas, que visam problematizar as
práticas avaliativas e seus resultados como elemento integrador entre o ensino
e a aprendizagem. A produção de conhecimento na área de avaliação de
proficiência também tem muito a contribuir para a discussão que concerne à
avaliação em sala de aula e à formação do professor avaliador.
O SIMPÓSIO SIPLE 2014 terá como local de abrigo a
Universidade Estadual de Londrina, na cidade de Londrina, no Paraná, onde há
grande atividade na área de PFOL, seja pela oferta de cursos de extensão no
Laboratório de Línguas da instituição, seja pelo crescente interesse dos
estudantes de Letras e dos cursos de pós-graduação por uma formação
específica na área.
O SIMPÓSIO SIPLE 2014 será, portanto,
carinhosamente acolhido por nossos colegas e estudantes paranaenses,
reforçando a intenção da SIPLE de estreitar os laços entre os interessados
na promoção e na difusão do português no mundo, bem como nos modos como
ensinamos, aprendemos e avaliamos PFOL, no Brasil e no Exterior.
OBJETIVOS
O SIMPÓSIO SIPLE 2014 tem como objetivo
fundamental congregar professores, pesquisadores e estudantes do Brasil e do
exterior para debater o tema da avaliação como elemento integrador entre o
ensino e a aprendizagem de PFOL. A partir desse tema gerador, diferentes
perspectivas de discussão serão promovidas, com o intuito de refletir sobre a
importância da formação do professor avaliador.
Os debates que serão realizados durante o
Simpósio SIPLE 2014 serão agrupados em torno dos seguintes temas:
- Perspectivas interculturais e críticas no ensino
de PFOL e na avaliação
- Avaliação como elemento integrador entre o
ensino e a aprendizagem
- Avaliação de proficiência em PLE / PLA/ PLH /
PL2
- Critérios de avaliação de PLE / PLA/ PLH / PL2
- Formação do professor avaliador de PLE / PLA/
PLH / PL2
- Exames de proficiência no contexto do português como língua pluricêntrica
- Avaliação em contextos online
de ensino-aprendizagem de PLE / PLA/ PLH / PL2
- Avaliação de políticas linguísticas para promoção
e difusão da língua portuguesa
- A avaliação de recursos didáticos para ensino
de PLE / PLA/ PLH / PL2
- A avaliação na produção de materiais didáticos para o ensino de PFOL
- Avaliação de cursos de PLE / PLA/ PLH / PL2
- Ensino-aprendizagem-avaliação de Português para surdos
- Formação de professores de língua portuguesa para surdos
RESULTADOS
ESPERADOS
Espera-se, com o evento, estimular a difusão de
ideias, estratégias e projetos para se refletir sobre a importância da
avaliação na otimização do ensino e da aprendizagem na sala de aula de
PFOL. Isso será oportunizado por meio da discussão a partir de diferentes
modalidades, instrumentos e critérios de avaliação de, e para PFOL.
PÚBLICO-ALVO
Constituem público-alvo do evento:
1) professores e pesquisadores da área;
2) estudantes universitários das áreas de Letras,
Linguística, Linguística Aplicada e Educação;
3) professores atuantes no ensino de português de
PLE / PLA/ PLH / PL2;
4) autores de materiais e recursos didáticos para
o ensino de PFOL;
5) instituições educacionais e editoriais.
ESTRUTURA DO EVENTO
A dinâmica dos trabalhos envolve sessões
plenárias e mesas redondas, apresentadas por professores convidados, e
sessões de comunicações individuais.
As atividades do Simpósio SIPLE 2014 serão
divididas em:
- Conferências proferidas por
especialistas, a partir do vetor geral de orientação do evento;
- Mesas-redondas constituídas de apresentações
de trabalhos de pesquisa de convidados, também a partir da orientação
central do evento;
- Sessões de comunicações orais (por
proposição de tópicos relacionados) atendendo às temáticas do evento.
Os resumos dos trabalhos inscritos serão
selecionados para apresentação mediante avaliação pela Comissão
Científica, que será constituída para este fim.
MODALIDADES
DE PARTICIPAÇÃO
Os interessados poderão participar do SIMPÓSIO
SIPLE 2014 nas seguintes modalidades:
- Apresentador de comunicação oral (no máximo 2
autores por trabalho)
- Ouvinte
IMPORTANTE: Só poderá
apresentar trabalho quem for associado da SIPLE.
ENVIO DE RESUMOS
Submissão de propostas: até 10 de agosto de 2014 no site: www.siple.org.br.
Só deverão enviar resumos aqueles que optarem por
participar com apresentação de comunicação oral (cada participante pode
enviar até 2 trabalhos). Cada resumo deverá ser submetido via página da
SIPLE e deve atender à seguinte orientação:
- Conter título, autor(es), instituição de
origem e endereço eletrônico para contato;
- ser digitado em fonte Arial, tamanho 12,
espaçamento simples;
- ter entre 200 e 300 palavras.
A Comissão Organizadora avaliará todas as
propostas submetidas ao evento e divulgará os resultados até 15
de setembro de 2014, enviando as cartas de aceite.
Maiores informações aqui.
0 comentários:
Postar um comentário