Seminário Internacional de Educação Superior: Formação e Conhecimento

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - Uniso realizará, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, o Seminário Internacional de Educação Superior: Formação e Conhecimento.

Tem por principal objetivo debater questões relacionadas com a formação e o conhecimento, com ênfase na formação de professores da educação superior e da educação básica. A problemática em questão corresponde a um dos mais importantes compromissos do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Uniso e a um dos mais relevantes aspectos da responsabilidade social da Universidade.

Neste Seminário serão debatidas questões centrais da agenda internacional das instituições de educação superior da contemporaneidade. Dentre outras, as seguintes questões merecerão atenção especial: Quais os significados mais comuns atribuídos ao termo “formação”? Quais as consequências advindas dessas conceituações para as práticas e as políticas educacionais e, num âmbito mais amplo, para a sociedade? Quais os papéis do conhecimento relativamente aos fins da educação? Quais as principais transformações nos modos de produção, distribuição e usos do conhecimento na chamada “sociedade do conhecimento”? Quais os impactos dessas transformações nos currículos, nas práticas escolares e na formação de professores?

Renomados acadêmicos internacionais (de Portugal, Argentina e México) e nacionais participam da programação e se comprometeram a elaborar os textos de sua conferência ou palestra para publicação na revista Avaliação. Um exemplar dessa revista será entregue aos participantes deste Seminário.

Este Seminário tem como público privilegiado pessoas de diferentes grupos e procedências: professores da educação básica e superior, estudantes, gestores dos âmbitos federais, estaduais, municipais, de instituições públicas e de privadas. As reflexões e textos e o diálogo com destacados intelectuais têm fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas concernentes à formação e ao conhecimento. Apresentam grande relevância, em especial, a pesquisadores em nível de pós-graduação.

O evento constará de duas conferências magistrais, cinco mesas-redondas e apresentações de trabalhos.

EIXOS TEMÁTICOS
1. Educação Superior e Formação de professores
2. Educação Superior e Políticas públicas
3. Educação Superior e Mercado e Sociedade
4. Educação Superior e Práticas educacionais
5. Educação Superior e Memória
6. Educação Superior e Avaliação


INFORMAÇÕES SOBRE SUBMISSÕES DE TRABALHOS:
Resumos
até 31 de julho de 2014
Divulgação dos resultados de avaliação dos resumos
22 de agosto de 2014
Prazo final para encaminhamento do texto completo
26 de setembro de 2014


Maiores informações aqui.

0 comentários: