IV Seminário Nacional Literatura e Cinema de Resistência

O IV Seminário Nacional Literatura e Cinema de Resistência (IV SELCIR) em 2014 encontra-se em sua quarta versão. Com uma periodicidade bienal, temos a preocupação de fortalecer a cada ano as relações entre os grupos de pesquisa Estudos de Narrativa de Resistência (NARRARES) e Estéticas, Performances e Hibridismos (ESPERHI) com grupos de pesquisa e pesquisadores preocupados em discutir as relações entre literatura, cinema, arte e resistência.

Criado em 2008, hoje o SELCIR possui a colaboração de pesquisadores de vários lugares, fazendo com que a coordenação do evento que era formada exclusivamente por professores do Pará, passe a receber outros pesquisadores, como o Prof. Dr. Élcio Loureiro Cornelsen, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a Profa. Dra. Rosani Úrsula Ketzer Umbach, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e o Prof. Dr. Gonzalo Leiva Quijada, da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile ).

Sabemos do desafio que é reunir pesquisadores de ponta no extremo norte do Brasil para debater durante uma semana suas pesquisas e colaborar com o desenvolvimento da divulgação científica e intelectual das áreas de Arte, Estética, Humanidade e Literatura. Entre os principais temas que serão abordados no período de 01 a 05 de dezembro de 2014, estão o da “Resistência”, cunhado das pesquisas de Alfredo Bosi, referenda a necessidade de opor-se a uma força superior a sua, que tenta a todo custo subjugar, submeter, massacrar, destruir.

DATAS IMPORTANTES
Sessão Coordenada - 31/03/2014 a 30/06/2014
Comunicações - 31/03/2014 a 31/08/2014
Ouvintes – 31/08/2014  a 31/11/2014


Maiores informações aqui.

0 comentários: