Eventos de Educação na UFSM


O IV Seminário Internacional de Gestão Educacional, o II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, a VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional e a II Semana Acadêmica do Centro de Educação serão realizados de 20 a 24 de outubro, no campus da UFSM.

II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
Em sua segunda edição, constitui ação integrada do Projeto do Observatório de Educação (OBEDUC) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), proposto a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Elos e da linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Objetiva-se, com o OBEDUC, identificar e analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação e interferência das políticas públicas educacionais nas reformas regionais e locais realizadas a partir do processo de interlocução entre Educação Básica e Superior. Portanto, com a realização desse segundo seminário internacional, espera-se a ampliação e o fortalecimento da interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, na perspectiva de potencializar a sinergia e a inovação no processo de (re)construção da qualidade do ensino público e na valorização da área da educação e de seus profissionais, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais.

IV Seminário Internacional de Gestão Educacional e 
VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
São eventos integrados dos Cursos de Especialização em Gestão Educacional (presencial e a distância) com o objetivo de compreender as relações entre os aspectos conceituais das políticas públicas e inter-relações com a gestão da educação básica e da educação superior, configurando-se como atividades investigativas, reflexivas e críticas necessárias à formação e atuação dos profissionais da educação.

II Semana Acadêmica do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria
Desde alguns anos, o Centro de Educação vem organizando atividades paralelas à Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Nos anos de 2011 e 2012, o CE organizou a JAI/CE, que teve entre seus objetivos divulgar os projetos desenvolvidos no CE, fortalecer a interlocução entre os cursos e programas e promover a discussão de questões relevantes no âmbito da educação, envolvendo membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. A JAI/CE buscou, assim, constituir-se como um locus de legitimação de saberes e de troca de experiências entre os participantes. A pesquisa de avaliação da JAI/CE/2012, realizada ao final do evento, revelou que os estudantes desejariam ver a força de trabalho do próprio Centro melhor utilizada, além de ter eles mesmos uma participação mais ativa nesse tipo de atividade acadêmica. Levando em conta os dados dessa pesquisa, em 2013, o Centro de Educação propôs a Semana Acadêmica do CE, que, na proposta de sua primeira edição, elegeu como conceito-base o “Protagonismo discente”. A ideia era incentivar a participação ativa dos alunos na Semana, de modo a explorar, desenvolver e valorizar seus conhecimentos e habilidades. Assim, os estudantes, e a comunidade do Centro de um modo geral, foram incentivados a propor atividades que respondessem aos seus interesses e lhes permitissem compartilhar saberes e práticas. Ao propor atividades a serem incorporadas na programação do evento, a própria comunidade pôde construir a proposta, de acordo com suas expectativas e potencialidades, contribuindo de forma ativa na organização da Semana e participando dela não apenas como assistentes, mas como protagonistas. Na edição de 2014, a Semana Acadêmica do CE reforça os objetivos dos anos anteriores e busca consolidar-se como mais um espaço de formação para estudantes e pesquisadores deste Centro.

DATAS IMPORTANTES
Prazo para submissão de trabalhos e propostas de oficinas: 21 de julho a 31 de agosto de 2014
Prazo para avaliação dos trabalhos e propostas de oficinas: 25 de julho a 25 de setembro de 2014
Divulgação dos trabalhos e propostas de oficinas aprovados: 29 de setembro a 03 de outubro de 2014


Maiores informações aqui.

0 comentários: