I SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA, LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUAS


O GRUPO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA E LITERATURA (GPELL/UERN) realizará no período de 26 a 28/11/2014 o I SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA, LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUAS (SINALLE), que tem como tema “Linguagens em perspectiva”. O evento está sendo organizado por pesquisadores do GPELL (Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura), em parceria com o GEDUERN (Grupo de Estudos do Discurso da UERN) e o GET (Grupo de Estudos da Tradução). O simpósio tem como objetivo congregar estudiosos das áreas de Estudos Literários, Linguísticos e de áreas afins para discutir e partilhar os resultados de suas pesquisas e dos trabalhos. A programação será constituída de conferências, minicursos, mesas-redondas, comunicação oral e exposição de banners.

EIXOS TEMÁTICOS E INSCRIÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL/PAINEL
As inscrições para o I SINALLE devem ser feitas exclusivamente via e-mail (sinalleinscricoes@gmail.com) com o envio do formulário devidamente preenchido. Após o Aceite, a taxa de inscrição deverá ser efetuada na conta corrente indicada na Carta de Aceite. Não serão aceitos comprovantes de depósito realizados por meio de envelopes em terminais de autoatendimento.

O evento receberá inscrições que se adequem às linhas Literatura e Sociedade, Discurso e práticas de letramento e Ensino de Línguas (Materna, Inglês e Espanhol). Partiremos do tema: “LINGUAGENS EM PERSPECTIVA” e, de acordo com a diversidade de abordagens críticas e temáticas, as apresentações deverão enquadrar-se às propostas de Grupos de Trabalho (GTs):

GT1 - Poesia contemporânea: nomes, livros e versos
Ementa: Diante das tão propagadas expressões da "modernidade" e "pós-modernidade" - de uso essencial para teóricos estrangeiros como Fredric Jameson e Lyotard ou para brasileiros como Benedito Nunes e Marcos Siscar -, a poesia publicada nas últimas décadas do século XX e nos primeiros decênios do novo milênio prezam por uma multiplicidade de tendências, formas e temas que Haroldo de Campos chegou a chamar de "poesia da  agoridade/presentidade". Embora muito esteja se falando em uma espécie de "crise poética" no século XXI, os poetas, seus livros e versos continuam surgindo em lugares culturalmente tão distintos como Brasil, África, Europa ou nos países de língua hispânica espalhados pelo mundo. Propomos aqui abrir discussões sobre esta incessante poesia, muitas vezes desconhecida do grande público brasileiro ou estrangeiro,
mas que produzem uma poesia que não se faz silenciosa em meio ao aparentemente caótico mundo contemporâneo.
Responsável: Prof. Dr. Alexandre Alves

GT2 – A narrativa de ficção contemporânea
Responsáveis: Profa. Dra. Antonia Marly Moura da Silva, Mndo. Francisco Aedson de Souza Oliveira, Mnda. Flávia Rodrigues de Melo.
Ementa: O GT pretende reunir estudos críticos da narrativa ficcional contemporânea, de modo a suscitar reflexões sobre a natureza do território ficcional e de suas fronteiras, sobre a complexidade estruturante da “nova narrativa”, tal como concebe Antonio Candido, bem como do papel do narrador moderno, conforme postula T. Adorno e Silviano Santiago. Busca acolher trabalhos que pretendem trazer a discussão tendências dominantes na produção ficcional na atualidade em seus múltiplos aspectos e em suas diversas formas de manifestação. De modo particular, interessam-nos as discussões em torno de narrativas em que se configuram vínculos com relatos míticos e aquelas em que se problematizam o insólito ficcional.

GT3 – Gêneros discursivos e ensino
Responsáveis: Prof. Me. Lucas Maciel e Profa. Me Hubeônia Morais de Alencar
Ementa: Nosso Grupo de Trabalho pretende reunir pesquisas que versem sobre a temática dos gêneros textuais/discursivos, a partir de uma perspectiva bakhtiniana. Procuramos congregar estudos teóricos, assim como pesquisas voltadas à discussão das práticas de ensino/aprendizagem de gêneros textuais/discursivos em espaços escolares e acadêmicos.

GT4 – Olhares para o ensino de língua e literatura do espanhol
Responsáveis: Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior; Profa. Dra. Izabel Souza do Nascimento; Profa. Me. Maria Solange de Farias; Profa. Me. Leila Maria Tabosa
Ementa: A proposta deste grupo de trabalho é discutir experiências e pesquisas científicas em andamento ou finalizadas, na área do ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira e suas literaturas, que tratem principalmente sobre o estudo de interlíngua, tradução, métodos e abordagens aplicados ao ensino de ELE, material didático, estratégias de ensino/aprendizagem, avaliação das habilidades linguísticas, aspectos interculturais e literatura espanhola e hispano-americana.

GT5 – Língua inglesa: práticas linguísticas, literárias e culturais
Responsáveis: Prof. Me. Mariano Tavares e Prof. Dr. Clerton Luiz Felix Barboza
Ementa: A proposta deste grupo de trabalho é discutir experiências e pesquisas científicas, em andamento ou finalizadas, que tenham a língua inglesa e seus desdobramentos linguísticos, literários e culturais como temática. Trata-se de promover o debate sobre a situação da língua inglesa na contemporaneidade, sem esquecer suas condições históricas e culturais, congregando trabalhos que envolvam: literatura, cultura, tradução, fonética, gramática, métodos de ensino-aprendizagem, bem como aspectos interculturais entre o Brasil e as diversas culturas anglófonas.

GT6 – Discurso, criticidade e práticas de letramento
Responsáveis: Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa e Profa. Dra. Lúcia Helena Tavares
Ementa: O GT pretende congregar trabalhos que analisam o discurso criticamente, a partir das suas diversas vertentes teóricas, bem como socializar pesquisas que envolvam os letramentos como prática social, considerando os processos da leitura e da escrita.

GT7 – Práticas discursivas e efeitos de sentido
Responsáveis: Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva e Profa. Me. Ana Maria de Carvalho
Ementa: O GT espera trabalhos que analisem os mecanismos discursivos responsáveis pela produção de efeitos de sentido em diferentes práticas discursivas, de modo que se considere as determinações da relação saber/poder na produção do discurso e das subjetividades.

GT8 – Estudos de tradução
Este Grupo de Trabalho pretende ser um espaço de socialização de pesquisas envolvendo os Estudos de Tradução em seus mais diversos matizes. Sendo assim, serão aceitos quaisquer trabalhos que envolvam tradução e/ou ensino de tradução.
Responsável: Prof. Dr. Nilson Barros

INSCRIÇÕES
Para solicitação de inscrição será necessário o preenchimento da ficha de inscrição, que pode ser baixada no Blog  (http://sinalle.blogspot.com.br/p/inscricoes.html)  inserindo o resumo do trabalho a ser apresentado e informando a modalidade (comunicação oral ou painel).


MINICURSOS
1)  O dialogismo: uma perspectiva marxista da linguagem
Ministrante: Prof. Dr. Gilberto Oliveira
2)  A pesquisa do discurso: uma abordagem metodológica
Ministrante: Profa. Dra. Verônica Aragão
3)  As novas tecnologia na aula de línguas
Ministrante: Prof. Dr. Moisés Batista da Silva
4)  Introdução à fonética acústica
Ministrante: Prof. Dr. Clerton Luiz Barbosa

DATAS IMPORTANTES
1ª Chamada: até 31 de julho de 2014
2ª Chamada:  até 31 de agosto de 2014
Envio de Trabalho Final: até 30 de setembro de 2014


Maiores informações aqui.

0 comentários: