I Seminário Internacional de Educação Integral

A ampliação do tempo diário de permanência na escola ou em atividades por ela coordenadas, na direção do tempo integral, é um forte movimento em curso no cenário educacional brasileiro.

Programas e projetos são implantados e se expandem nas redes públicas de ensino, adotando diferentes formatos que, por sua vez, revelam concepções distintas. O debate sobre educação integral se intensifica. Tempos, espaços, saberes, currículos, educadores, famílias, comunidade, território, cidade, gestão, financiamento, infâncias, juventudes, diversidade... são como peças de um caleidoscópio que compõem diferentes imagens em cada realidade.

Também os estudos acadêmicos sobre educação integral/em tempo integral proliferam. Buscam observar essas realidades, compreender seus condicionantes, seus avanços, limites e contradições, buscando contribuir para a construção de compromissos efetivos com a garantia de direitos.

O I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos é organizado pelo Observatório da Educação Integral da FaE/UFMG e tem como objetivo contribuir para a divulgação e a discussão de experiências e estudos sobre a temática, proporcionando o debate e a troca de experiências dos participantes. Pretende tornar-se um fórum criativo e crítico que fortaleça o compromisso da educação integral com a justiça, a democracia e a inclusão social.

As inscrições serão feitas em duas etapas:
1ª etapa – para quem vai apresentar trabalho: 01 a 18/08/14
2ª etapa – para quem não vai apresentar trabalho (vagas limitadas): 15/09 a 05/10/14

Grupos de Trabalho
Grupo
Temática
1
Cidades e Territórios
Coord.: Prof. Juarez Melgaço Valadares (FaE/UFMG)
Essa temática destina-se a relatos e trabalhos que pesquisam e discutem a reinvenção dos lugares e espaços utilizados pelos estudantes na educação integral: os novos usos do espaço escolar, o bairro como território educativo, a cidade como espaço de aprendizagem. O nosso olhar se volta para o potencial educativo dos territórios e suas interações com o currículo escolar
2
Currículo, espaços, tempos e saberes
Coord.: Profa. Tânia Resende (FaE/UFMG)
Diferentes formas de organizar tempos e espaços escolares, de mobilizar saberes, configuram diferentes currículos para a educação integral, evidenciando concepções distintas. O que as realidades observadas revelam a esse respeito? Que compromissos têm sido construídos e em que direção se pretende caminhar?
3
Gestão, Política e Financiamento
Coord.: Marilia Barcellos Guimarães (Proex/UFMG)
Como garantir que programas de Educação Integral sejam consolidados como uma política pública? As questões da sustentabilidade, da continuidade e do avanço da Educação Integral e do acesso ao atendimento nos estados e municípios apontam para diversas discussões que abrangem desde a demanda até a avaliação. Qual a perspectiva de atendimento: a universalização do acesso, a obrigatoriedade? Como tem se estruturado a gestão da Educação Integral nas redes de ensino e nas escolas? Foram estabelecidas articulações intersetoriais no governo? Há mobilização de parceiros? Como a Educação Integral vem sendo financiada? A implementação de programas de Educação Integral tem sido normatizada?
4
Sujeitos da Educação Integral
Coord.: Prof. Levindo Diniz Carvalho (UFSJ)
Muitas vezes entendidos apenas como “alunos”, crianças e jovens são atores sociais e sujeitos de direito que se expressam por meio de suas linguagens e culturas, construindo formas próprias de apreensão do mundo. Como a oferta da Educação Integral pode dar visibilidade a esses sujeitos e fazer da escola um espaço de troca de saberes? O que implica a entrada na escola de “novos educadores” e como se dão esses processos pedagógicos e relações inter-geracionais? A instituicionalização de crianças e jovens por mais tempo na escola configura maior garantia de direitos às crianças e aos jovens?
5
Educação Integral e Diversidade
Coord.: Prof. Paulo Nogueira (FaE/UFMG)
A diversidade pode ser uma das expressões da educação integral na medida em que a ampliação dos tempos e espaços educativos articula-se com a pluralidade de sujeitos e de suas práticas sócio-culturais. Como os distintos sujeitos são pensados pelas experiências em curso de expansão da jornada escolar? Como a ampliação do direito à educação potencializa novos tempos e espaços educativos no trato da diversidade étnica, racial, origem social e regional, de gênero e sexual em contextos escolares?
6
Educação Integral, Concepções e Práticas
Coord.: Prof. Lucia Helena Alvarez Leite (FaE/UFMG)
Ainda que haja um consenso sobre a importância da Educação Integral na sociedade brasileira, isso não significa que as concepções e práticas sejam consensuais. Elas estão diretamente relacionadas a diversos projetos sociais e políticos, por vezes antagônicos e em disputa. Que avanços, concepções e tensões revelam as experiências de Educação Integral vividas nas Redes de Ensino? O que podemos aprender com estas experiências?


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