Congresso Internacional de Educação e Inclusão


O primeiro Congresso Internacional de Educação e Inclusão será realizado de 1 a 3 dezembro de 2014 com o foco principal discutir as políticas educacionais, a nível nacional e internacional, da educação inclusiva.

O evento tem como objetivo geral oferecer aos discentes, docentes, pesquisadores e demais profissionais da área de educação um espaço de discussão no âmbito da educação inclusiva. 

Inscrições e pagamento até: 17 de Novembro de 2014

Submissão de Trabalho: até 03 de Novembro de 2014


GRUPOS DE TRABALHOS
Gt-1 - Educação Ambiental
Gt-2 - TDICS, educação e inclusão digital
Gt-3 - Currículo e diferenças culturais
Gt-4 - Dificuldades de aprendizagem: abordagem das necessidades educativas especiais que exigem adaptações pedagógicas e sócio-culturais na escola.
Gt-5 - A educação infantil, as infâncias e as culturas infantis
Gt-6 - Educação Especial
Gt-7 - Educação de surdos
Gt-8 - Educação inclusiva e a temática africana e afrobrasileira.
Gt-9 - Inclusão, relações de gênero e diversidade sexual.
Gt-10 - Políticas educacionais: gestão escolar e formação docente
Gt-11 - Educação, inclusão e envelhecimento
Gt-12 - Teoria histórico-cultural, desenvolvimento cognitivo e educação escolar
Gt-13 - Direitos humanos, diversidade e educação: formação, currículo, metodologias e práticas educativas
Gt-14 - Educação Popular
Gt-15 - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Gt-16 - Educação e inclusão social; direitos humanos e diversidade cultural.
Gt-17 - Políticas educacionais e legitimação das praticas inclusivas nos recortes étnico-racial, geracional e de gênero
Gt-18 - Práticas de leitura, escrita e literatura infantil no cenário escolar: desafios e perspectivas.
Gt-19 - Estado da arte da pesquisa em educação inclusiva na área de ensino de ciências e educação matemática

MINICURSOS
- A educação é POP? Ensino e cultura de massa no século XXI
- A inclusão de jovens e adultos no universo da leitura: o cordel na formação de leitores na EJA.
- A literatura infantil e a formação humanistica em sala de aula
- A pesquisa etnobiográfica como ferramenta de compreensão dos aspectos socioculturais e inserção social
- A(s) problemática(s) da adaptação e da tradução de produções literárias para o universo de pessoas com necessidades especiais
- Ação comunicativa e letramento na educação de jovens e adultos: possibilidades para a inclusão social
- Crenças e atitudes linguisticas: a fala do aluno como instrumento de inclusão social nas aulas de língua materna
- Direitos indígenas enquanto direitos humanos?!
- Dos filhos do açoite às cores da noite: “preto de alma branca?” A música como prática pedagógica inclusiva sob a perspectiva da lei 10.639/2003.
- Gênero, biografia de professoras e processos educativos
- Linguagens e ensino de história: outras possibilidades do fazer pedagógico
- Literatura infantil, memórias e quadrinhos: uma discussão metodológica sobre a abordagem étnico-racial voltada para a formação docente inicial e continuada
- Mediação pedagógica e processos inclusivos em espaços de educação não escolar
- Multiletramentos digitais na escola: inclusão de novas práticas pedagógicas a partir do letramento no blog
- O processo de ensino e aprendizagem da leitura na eja na perspectiva da emancipação humana no uso de revista
- Politicas educacionais inclusivas: educação do e no campo na perspectiva da garantia de direitos
- Práticas de escrita na perspectiva intercultural: a inclusão na sala de aula na produção de texto
- Práticas de leitura: o silêncio como feedback nas aulas de língua portuguesa
- Práticas pedagógicas inclusivas das questões raciais: etnicidade, direitos humanos e a escola no quilombo
- Saberes literários em práticas pedagógicas inclusivas: educação intercultural em direitos humanos


Maiores informações aqui.

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