1º Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas

A formação curricular do professor tem como desafio a integração de saberes de campos diversos, convergindo para criar condição de efetivo exercício na escola básica. Para de fato superar as limitações do modelo que separava o Bacharelado da Licenciatura, é preciso promover ações em que essa integração seja objetivo principal. Este encontro mostra-se, portanto, essencial para estreitar vínculos num processo de formação híbrida (Faculdades de Letras e Educação e campos de estágio da educação básica), aprofundar pesquisas, avaliar o trajeto de cada uma das frentes envolvidas no processo e aprimorar o trabalho que será desenvolvido em anos posteriores.

As inquietações dos licenciandos em estágio supervisionado e em projetos de Iniciação à Docência e de Extensão, os questionamentos dos professores regentes /supervisores e o papel do professor de Prática de Ensino nesse panorama de formação são alguns dos motivadores para um encontro que reúna os envolvidos nessa cena de preparação profissional.

O formato do encontro procura atender às vozes que participam desse trabalho. Haverá apresentações de pesquisadores renomados na área que interessa diretamente à Prática; de professores regentes que orientam o estágio supervisionado nas escolas; e dos alunos
licenciandos que estiveram em formação em 2014.

O evento busca abrir um espaço de divulgação para os trabalhos que já são produzidos, no âmbito do estágio supervisionado, dos subprojetos de PIBID e dos projetos de extensão; busca, ainda, constituir-se em estímulo para a produção acadêmica que consolide a parceria entre a universidade e a escola básica. Além disso, o Encontro une-se às discussões dos PIBID em Letras e traz algumas das pesquisas desenvolvidas nas escolas nos campos de formação em Línguas Estrangeiras e em Letramento Literário.

Estão abertas as inscrições de comunicações para o 1º Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas (ENEALL), evento associado à II Jornada de Formação Docente da UFRJ. O ENEALL será realizado nos dias 27 e 28 de novembro na UFRJ e as comunicações aprovadas comporão simpósios temáticos. Serão aceitos trabalhos que problematizem o ensino e a aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) e literaturas a partir de vivências em diferentes espaços para formação docente, como o PIBID e o estágio. Questões relativas ao desenvolvimento e implementação de estratégias de ensino variadas, a experiências significativas de ensino e aprendizagem, aos desafios e contribuições do estágio para formação profissional, dentre outros, fazem parte do escopo de interesse do evento.

Para participar 1º ENEALL, como ouvinte ou com apresentação de trabalho, é necessário o envio dos seguintes dados para o e-mail do evento (eneallufrj@gmail.com): nome completo, DRE (para alunos da UFRJ), vínculo institucional, titulação (para professores). Esses dados também poderão ser repassados para os professores de Didática e Prática de Ensino das Licenciaturas de Letras da UFRJ. 

Será cobrada taxa de inscrição de 20 reais. Essa taxa deverá ser paga no dia do credenciamento do evento. 

O período de inscrição é até 31 de outubro de 2014.

Os resumos devem ser enviados para o seguinte e-mail: eneallufrj@gmail.com

A divulgação dos trabalhos aceitos será até o dia 10 de novembro de 2014.


Maiores informações aqui.

0 comentários: