V Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas



O Grupo de Pesquisa Representações, Espaçoes, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas (RETLEE/CNPq) da UNIOESTE – Francisco Beltrão, Paraná, tem a satisfaçnao de convidar acadêmicos, pesquisadores, extensionistas, professores, gestores da educação e demais pessoas e profissionais envolvidos com a educação para participarem com suas produções científicas, no V SENIEE.

O SENIEE, evento com abrangência nacional, realizou-se, pela primeira vez, em abril de 2005. Surgiu pela necessidade de pesquisadores em Educação de compartilhar reflexões e socializar estudos e pesquisas sobre as experiências educativas nas áreas de conhecimento – o mesmo objetivo que uniu e formou o grupo RETLEE, em 2002, cujas pesquisas se vinculam à temática do evento.  O desafio do Grupo apresentado como objetivo no I, II, III, IV e agora V SENIEE é contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas diversas áreas de conhecimento. Esta quinta edição, com seu caráter interdisciplinar, visa à continuidade e aprofundamento das discussões e investigações educacionais.

O evento se realizará na Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, no período de 20 a 22 de maio de 2015.

EIXOS TEMÁTICOS
1   Formação de Professores;
2   Educação, Cultura e Linguagem;
3   Movimentos Sociais e Educação do Campo;
4  Ensino na Educação Básica;
5   Ensino na Educação Superior;
6 Política e Gestão Educacional.

GTs
Os GTs foram propostos por docentes pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação, ou áreas afins, na sua maioria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, considerando os temas sugeridos pela Comissão Organizadora do evento.

O coordenador de GT é responsável pela avaliação e seleção dos trabalhos recebidos e pela organização das apresentações e dos debates.

Para cada GT será selecionado o número máximo de 6 trabalhos e mínimo de 4, os quais deverão ter afinidade com o tema do GT em que foram inscritos.

Os GTs receberão trabalhos relacionados a pesquisas de mestrado e doutorado, que serão debatidos, na perspectiva de identificarem-se contribuições e avanços na área, e os resultados das discussões serão sistematizados. Os interessados em apresentar/debater seus trabalhos nessa modalidade deverão escolher o GT adequado a sua temática e submeter o texto.

TEMÁTICAS DOS GTS:
Pedagogia Histórico-Crítica (Coord. Dr. André Paulo Castanha)
Ementa: Estudo sobre os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, considerando os aspectos filosóficos, psicológicos e didáticos articulados aos níveis e modalidades de ensino; tentativas de institucionalização; experiências educativas na prática escolar. 

Sociedade, Trabalho e Educação (Coord. Dr. José Luiz Zanella)
Ementa:Trabalho, educação e ensino. Movimentos sociais, educação e juventude. Política educacional, Estado e educação escolar. Pedagogia Histórico-Critica.

Cultura, Educação e Afrobrasileiros: Discussões e Práticas (Coord. Drª Sônia Maria dos Santos Marques)
Ementa: Reflexões sobre a formação cultural brasileira: história e memória dos afro-brasileiros e a intersecção com a educação. Fundamentos teórico-práticos para a educação para as relações étnico-raciais. Comunidades quilombolas e educação.

Educação do Campo e Movimentos Sociais (Coord. Drª Yolanda Zancanella)
Ementa: Concepções, princípios e fundamentos da Educação do Campo. Trajetórias da Educação do Campo. Movimentos sociais do campo história e lutas pela Educação do Campo práticas e ações coletivas. Formação de educadores e problemáticas do Campo.

Abordagens Teóricas e Práticas para o Currículo Escolar (Coord. Dr. Clésio A. Antonio)
Ementa: Promover a reflexão sobre as abordagens teóricas existentes no campo, suas principais contribuições para o desenvolvimento científico-pedagógico de questões curriculares e as análises das práticas curriculares construídas em instituições educacionais da Educação Básica e Superior. 

Educação Ambiental e Recursos Hídricos (Coord. Drª Rosana Biral Leme)
Ementa: O papel que a educação ambiental possui na construção de realidade compatível com a conservação do equilíbrio socioambiental. Fundamentos para a elaboração, contextualização e análise de experiências de projetos de educação ambiental. Educação Ambiental direcionada à gestão de recursos hídricos.

Ensino de Geografia e Educação do Campo (Coord. Drª Marli Terezinha Szumilo Schlosser)
Ementa: O entendimento das práticas agrícolas no contexto discursivo contraditório, o papel da mídia na mediação das dinâmicas capitalistas na organização do espaço rural e a (re) resistência proveniente dos movimentos sociais alinhada com um projeto de educação pensado a partir da escola do campo.

Cartografia Escolar (Coord. Drª Mafalda Nesi Francischett)
Ementa: diálogo entre as pesquisas sobre as linguagens no ensino e aprendizagem de geografia avanços e perspectivas do grupo.

Alfabetização, Leitura e Escrita (Coord. Drª Benedita de Almeida)
Ementa: Estudos relacionados à alfabetização e ensino de língua materna na perspectiva histórico-cultural; às práticas sociais e escolares de leitura e escrita; à formação de professores e políticas educacionais da área.

Ensino de História e Literatura (Coord. Drª Marizete Lucini)
Ementa: Este Grupo de Trabalho propõe-se a acolher textos que discutam aspectos da narrativa histórica e da narrativa de ficção como gêneros que comunicam experiências temporais. Nesse sentido, reflexões sobre romance, cordel, poesia, biografia e contos são aqui compreendidos para além de sua característica documental.

Período de inscrições de trabalhos: de 01/11/2014 a 28/02/2015;
Período de inscrições para ouvintes: de 01/11/2014 a 22/05/2015;


Maiores informações aqui.

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