Colóquio Internacional: Estudos Literários Digitais

Data: 14-15 de maio de 2015    
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

‘Estudos Literários Digitais’ é um colóquio internacional que se propõe debater métodos, ferramentas, objetos e práticas digitais no campo dos estudos literários. A digitalização dos artefactos e práticas literárias, a adoção de métodos computacionais para agregação, edição e análise textual, assim como o desenvolvimento de formas colaborativas de investigação e ensino através de redes e plataformas de comunicação constituem três dimensões da relocalização da literatura e dos estudos literários no meio digital. O objetivo deste colóquio é contribuir para o mapeamento das práticas materiais e processos interpretativos dos estudos literários numa ecologia medial em transformação.

Convidamos investigadores a apresentarem comunicações e posters sobre projetos de reinvenção digital dos estudos literários. Entre os tópicos possíveis incluem-se:
- análise literária computacional (macroanálise, prospeção de dados, leitura distante, modelação de tópicos, visualização, corpora);
- filologia digital (arquivos e edições eletrónicas, bases de dados textuais);
- criação literária computacional (geração automática de texto, instrumentos textuais, textos cinéticos, narrativa locativa, etc.);
- ensino da literatura em contexto digital;
- arbitragem científica e acesso aberto (novas práticas de colaboração, disseminação, transferência e validação na produção de conhecimento).

O Colóquio ‘Estudos Literários Digitais’ terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos dias 14 e 15 de maio de 2015. As propostas de comunicação e de poster devem ser apresentadas até ao próximo dia 15 de janeiro de 2015, através da plataforma EasyChair (https://easychair.org/conferences/?conf=eld2015). Podem ainda ser propostos painéis de três comunicações. As propostas de comunicação terão entre 1500 e 2000 palavras (incluindo referências), devendo os autores registar o seu nome, contactos e filiação institucional, bem como título, resumo e palavras-chave da comunicação. O resultado da avaliação das propostas será comunicado até 15 de fevereiro de 2015. São aceites propostas em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Está prevista a publicação posterior de um conjunto selecionado de artigos resultantes das comunicações na revista MATLIT (http://iduc.uc.pt/matlit).

Informação adicional atualizada pode ser consultada no sítio web do colóquio no endereço: http://eld2015.wordpress.com/

A Comissão Organizadora pode ser contactada através do seguinte e-mail: eldcol2015@gmail.com

Organização
Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego (projeto de investigação PTDC/CLE-LLI/118713/2010)
Grupo de Investigação “Mediação Digital e Materialidades da Literatura”

0 comentários: