CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 111

Bakhtiniana (Qualis A1)
Volume 10/Número 2
TEMA: Linguagem, ética e estética
EMENTA: Sabemos que o Círculo de Bakhtin sempre se ocupou da discussão dos
fenômenos da linguagem sem prescindir tanto da dimensão estética quanto
da dimensão ética. De maneira subjacente, essa articulação pode ser
recuperada em todos os textos do Círculo pelo próprio modo como os
estudiosos se propunham a construir conhecimento. Considerando esse aspecto
da obra bakhtiniana, convidamos pesquisadores e docentes que trabalham com a
linguagem a apresentar trabalhos que envolvam LINGUAGEM, ÉTICA E ESTÉTICA,
mesmo em diálogo com outras concepções teóricas do discurso, para o
vol.10, n.2 de Bakhtiniana, que será publicado em novembro de 2015.
Prazo limite para submissão dos originais: 10 de fevereiro de 2015

Volume 11/Número 1 
TEMA: Abordagens discursivas da popularização/divulgação da ciência
EMENTA: Bakhtin alude ao gênero de divulgação científica ao destacar o modo como o locutor leva em conta a amplitude relativa dos conhecimentos especializados do destinatário e a importância dele sobre a estrutura do enunciado. Neste número de Bakhtiniana, convidamos pesquisadores e docentes que trabalham com a linguagem, nas várias tendências de estudos do discurso, a refletir sobre textos de divulgação / popularização científica, submetendo artigos que proponham seu exame, interpretação e compreensão com o objetivo de formar um panorama do estado atual das pesquisas na área.
Prazo limite para submissão dos originais: 15 de junho de 2015

Solicitamos que os autores leiam cuidadosamente as orientações das Normas
de Submissão em


Signótica (Qualis B1)
volume 27, número 1
TEMA: Estudos Literários
Seção Miscelânea: Aceitam-se artigos de todas as áreas e temas de Estudos Literários para a seção Miscelânea.
Seção temática: Poesia, memória de leitura e formação ética e estética
Este número de Signótica objetiva publicar, na sua Seção Temática, artigos inéditos sobre a subjetividade autoral de poetas modernos e/ou contemporâneos, considerando-se a memória de leitura e a formação ética e estética. A memória de leitura subjetiva a poesia a apropriar-se e a ampliar o outro de modo a expressar a alteridade do poeta a respeito de sua própria prática criativa. Da mesma forma, a memória de leitura inscreve o poeta, de modo evidente e fundamental, no lugar de leitor, que estabelece relação produtiva e criadora com os textos da humanidade literária. Já a formação ética e estética do poeta imprime sua condição autoral como quem assume valores de mundo e procedimentos poéticos que expressam uma identidade tanto construída quanto em transformação. Pretende-se que os artigos deste número de Signótica contribuam para o entendimento sobre o lugar da poesia do mundo em relação à condição humana do poeta em sua capacidade de participar e intervir da vida pública.
Aceitam-se artigos que discutam sobre um poeta em específico ou de um em comparação a outros poetas, conforme o escopo da memória, o da formação ou o de ambos.
PRAZO MÁXIMO: 23 de fevereiro de 2015.

As submissões devem ser enviadas pelo SEER da Signótica: http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig


Revista da Abralin (Qualis A1)
Número temático especial
Tema: Fonologia e variação
Prazo final para envio dos originais: 31 de março de 2015.

A submissão de trabalhos é feita através do site da Revista da Abralin: http://www.ser.ufpr.br/
Para maiores informações, contate-nos por meio do endereço de email baronas@uol.com.br ou baronas@ufscar.br


Cadernos de Letras
NÚMERO 51 
TEMA: Variação Linguística e práticas pedagógicas
EMENTA: A heterogeneidade linguística e o ensino de línguas. A sociolinguística e a abordagem dos conceitos de norma, preconceito linguístico, variação e mudança. Contribuições da sociolinguística educacional para as estratégias pedagógicas. As atitudes dos professores de línguas em relação à variação linguística e suas consequências para o desenvolvimento linguístico do aluno.  O papel do material didático na aplicabilidade dos conceitos sociolinguísticos ao ensino de línguas.
ORGANIZAÇÃO: Edila Vianna da Silva e Luciana Maria Almeida de Freitas
PRAZO PARA ENVIO: 31 de março de 2015

NÚMERO 52 
TEMA: A crise da leitura e a formação do leitor
EMENTA: O processamento da leitura e sua aplicação na formação do leitor. Estratégias de compreensão e de interpretação de texto voltadas para o fomento da leitura competente. A atuação do professor do ensino básico em relação ao desenvolvimento da capacidade leitora. Estratégias de leitura de textos verbo-visuais e/ou verbo-sonoros. A atividade de interpretação de textos nos livros didáticos e/ou nos exames oficiais de avaliação da capacidade leitora. A crise da leitura na universidade e seus desdobramentos para a formação do leitor profissional. O lugar da leitura, em especial de obras literárias, no mundo contemporâneo. O valor simbólico atribuído ao ato de ler. Os clássicos da literatura universal e a formação do leitor.
ORGANIZAÇÃO: Beatriz Feres e André Dias
PRAZO PARA ENVIO: 31 de outubro de 2015

Os textos para avaliação deverão ser enviados para cadernosdeletras@vm.uff.br indicando-se a chamada desejada.

Ver normas de formatação e envio em

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