CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 112


VOLUME 4, NÚMERO 1 
Dossiê: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
ORGANIZADORES: Prof. Dra. Maria Cecília Camargo Günther (UFSM) e Prof. Ms. José Antônio Padilha dos Reis (IFRS).
EMENTA: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa a possibilidade de concretização do direito ao letramento de jovens e adultos e também o retorno aos estudos por parte daqueles que se viram obrigados a interromper sua escolarização. Além disso, a EJA também expõe alguns dilemas pelos quais, historicamente, passa a educação brasileira e oferece possibilidades para que possamos compreendê-los. Dilemas que verificamos quando essa modalidade – originalmente pensada para o atendimento de adultos – passa a ser frequentada pelos jovens em grande número; quando constatamos uma inadequação da escola aos tempos e ritmos desse público específico; pelas dificuldades enfrentadas pelos professores quando são desafiados a educar pessoas de diferentes faixas etárias em um mesmo ambiente; ou ainda quando a escola é desafiada a integrar a Educação Profissional ao Ensino Médio e à EJA, como no caso do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Ao longo de sua história, a EJA muitas vezes distancia-se de seu papel, assumindo um caráter meramente compensatório, traduzido em um ensino aligeirado e de qualidade duvidosa. Paradoxalmente a essa condição de precariedade, a EJA também tem sido cenário de uma longa trajetória de lutas e da materialização de experiências pedagógicas inovadoras. Diante desse quadro complexo, a Revista TEAR apresenta como proposta “A Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas”, com o objetivo de promover um espaço de visibilidade às produções que possam expressar a realidade dessa modalidade de ensino e enriquecer o debate sobre o tema e suas múltiplas nuanças. Serão aceitos trabalhos na forma de artigos científicos que abordem um ou mais assuntos aqui apresentados.

Prazo final para submissão: 31 de março de 2015

Mais informações podem ser encontradas abaixo ou pelo link

0 comentários: