I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos

A realização deste Congresso é fruto da parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Este congresso ocorre no âmbito do projeto interdisciplinar Diagnóstico da Qualidade de Ensino do PROEJA: um estudo na região Norte e Noroeste fluminense com foco nos aspectos formativos e metodológicos, iniciado em abril de 2013, e financiado pela CAPES/INEP/Observatório da Educação (Obeduc), em referência ao Edital no 49/2012.

Sua amplitude nacional justifica-se pelo necessário diálogo entre os resultados de outros projetos do Obeduc, que tratam de diagnósticos da qualidade da oferta educativa como direito para sujeitos jovens, adultos e idosos; o que inclui a necessidade de aprofundar discussões em torno do PROEJA, modalidade de oferta de educação básica vinculada à educação profissional, tanto no interior e além das fronteiras regionais do Norte Noroeste fluminense, quanto no âmbito das macro e micropolíticas educativas, seja de caráter público ou social.

Dessa forma, justifica-se criar, nas regiões Norte e Noroeste fluminense, onde se acumulam os maiores índices de analfabetismo e distorção idade-série do estado do Rio de Janeiro, um espaço acadêmico científico de interlocução entre pesquisadores, cujo caráter nacional possa dar maior oportunidade de enriquecimento aos diálogos já travados entre instâncias federal, estadual e municipais nessas duas regiões. Essa estratégia faz parte das intenções de fomento a políticas qualitativas de programas educativos focados regionalmente, mas que exigem debate nacional para se fortalecerem.

A inscrição do resumo expandido poderá ser feita de 15/11/2014 até 20/03/2015 e o resultado de sua aprovação será enviado por e-mail até 20/04/2015.

O prazo para envio do trabalho completo será de 20/04/2015 a 20/06/2015. Depois de avaliados e aprovados, os trabalhos completos serão publicados nos Anais eletrônicos do I CONPEJA.

Os trabalhos propostos deverão articular-se a um dos seis Grupos de Trabalhos (GTs) do evento e, necessariamente, com o tópico principal do congresso: a qualidade do ensino:
GT1 – Permanência em sistemas educacionais
GT2 – Público de programas educativos
GT3 – Formação do professor
GT4 – Estratégias pedagógicas
GT5 – Memórias na educação
GT6 – Políticas públicas e sociais


Maiores informações: http://www.conpeja.com.br

0 comentários: