I Encontro Paraibano dos Estudantes de Letras

A  realização  do  Primeiro  Encontro  Paraibano  dos  Estudantes  de  Letras  (EPBEL) em Campina Grande surgiu do desejo de um grupo de estudantes de graduação de  fortalecer  a  difusão  da  nossa  identidade  inquestionável:  a  nossa  tradição  cultural; além de promover e incentivar o intercâmbio de experiências entre alunos, profissionais de Letras e áreas de conhecimentos afins.

Para tanto, teremos enorme satisfação de realizar o  I  Encontro  Paraibano dos Estudantes  de  Letras,  fazendo  esta  homenagem  não  somente  à  cidade  de  Campina Grande,  onde os participantes e realizadores terão a oportunidade de conhecer e vivenciar  a  cultura  popular  paraibana  e  campinense,  através  do  enlace  teórico  e prático  da  arte.  Por  fim,  todo  este  projeto  terá  grande  valor  para  nosso desenvolvimento  acadêmico  além  de  engendrar  nos  participantes  a  consciência sociocultural, geminada pela arte e pelos valores morais do nosso viver.

GRUPO DE TRABALHOS
GT 01- Gêneros discursivos na aula de Língua Portuguesa
EMENTA: Esta linha de pesquisa aceitará trabalhos cujo objetivo seja tratar de experiências didáticas em sala de aula de Língua Portuguesa com gêneros discursivos diversos.
Coordenador (a): Prof. Ms. Diana Ribeiro – Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.  
E-mail para submissão: epbeldiscursivos@gmail.com

GT 02 - Ensino de Língua Portuguesa e Formação do Professor
EMENTA: Esta linha de pesquisa congrega trabalhos que versem sobre o ensino/aprendizado e as novas perspectivas para a formação do professor de Língua Portuguesa. Aceitam-se pesquisas vinculadas ao Programa de Iniciação à Docência, do PET – Letras, Estágio Supervisionado, Programas de Extensão e experiência no ensino fundamental e médio. 
Coordenador (a): Prof. Ms. Aline Leal – Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
E-mail para submissão: linguaeformação@gmail.com

GT 03 - Novas tecnologias e os desafios para o professor de Língua e Literatura
EMENTA: Este grupo de trabalho se debruçará sobre pesquisas cujo corpus de estudo contemple as novas tecnologias na sala de aula e os novos desafios para o professor em estabelecer um diálogo entre sala de aula e tecnologias.
Coordenador (a): Prof. Lucielma Batista – Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
Email para submissão: novastecnologiasepbel@gmail.com

GT 04 - Gênero e sexualidades na Literatura
EMENTA: Esta linha de pesquisa congregará trabalhos que discutam a relação entre diversidade sexual, gênero e corpo na literatura.
Coordenador (a): Prof. Ms. Jhonatan Leal – Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
E-mail para submissão: generoepbel@gmail.com

GT 05 - Gêneros literários e sala de aula
EMENTA: Aceitam-se pesquisas que tratem dos gêneros literários diversos e reflexões sobre a aplicação dos mesmos na sala de aula e/ou análises críticas e literárias.
Coordenador (a): Prof. Dr. Edson Tavares – Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Email para submissão: literariosepbel@gmail.com

GT 06 - Novas perspectivas para o ensino de Literatura nas aulas de Línguas Estrangeiras
EMENTA: Aceitam-se trabalhos que discutam as novas metodologias, didáticas e perspectivas para o ensino de Literatura na sala de aula de línguas estrangeiras. Sugere-se que as investigações propostas tragam resultados práticos e/ou sequências didáticas que ilustrem os resultados.
Coordenador (a): José Veranildo Lopes – Graduado em Letras – Espanhol pela UEPB.
E-mail para submissão: novasperspectivasepbel@gmail.com

GT 07 - Línguas Estrangeiras e formação do professor
EMENTA: Aceitam-se trabalhos que discutam as experiências práticas na sala de aula, língua, ensino/aprendizagem, didáticas, metodologias e formação do professor de línguas estrangeiras.
Coordenador (a): Prof. Ms. Alessandro Giordano – Mestrado em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.  
E-mail para submissão: formacaoepbel@gmail.com

GT 08: Literaturas de Línguas Estrangeiras
EMENTA: Esta linha de pesquisa aceitará trabalhos que apresentem análises críticas e teóricas de textos literários em línguas estrangeiras.
Coordenador (a): Prof. Ms. Alessandro Giordano – Mestrado em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
Email para submissão: literaturaepbel@gmail.com

GT 09 - Tradução: novas abordagens, perspectivas e sala de aula                  
EMENTA: Aceitam-se trabalhos que englobem as teorias da tradução, abordagens, perspectivas e experiências em sala de aulas. Aceitam-se ainda, pesquisas que tratem das mais diversas relações entre a Teoria e a Língua, Literatura, Cultura e Cinema.
Coordenador (a):  À confirmar
E-mail para submissão: traducaoepbel@gmail.com

GT 10 - Diálogos entre Letras e Ciências Humanas
EMENTA: Serão aceitos trabalhos que tratem da relação entre Língua, Literatura e Ciências Humanas. Consideram-se as relações entre Literatura e Filosofia, Literatura e Política, Literatura e Sociologia, Letras, Educação e Pedagogia, entre outras.
Coordenador (a): Prof. Dr. Edson Tavares – Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
E-mail para submissão: dialogosepbel@gmail.com

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Prazos para submissão de trabalhos nas modalidades Pôster e Comunicação Oral:
Serão aceitas propostas para apresentação de trabalhos até 3 de abril de 2015.  
Cada participante poderá enviar no máximo 01 (uma) submissão como autor principal e 02 (duas) submissões como coautor.
Todas as propostas de trabalho deverão ser escritas em Língua Portuguesa.
Envio de carta de aceite: até 30 de abril de 2015
Programação Definitiva: 30 de abril de 2015


Maiores informações aqui: http://iepbel2015.wix.com/uepb

0 comentários: