II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras

No mundo contemporâneo, ensinar e aprender língua estrangeira no Brasil e em outros lugares tem se tornado, cada vez mais, atividade de grande importância para a vivência e a circulação nos vários espaços das diferentes sociedades. Entretanto, o trabalho com novas línguas – seja para quem ensina, seja para quem aprende – não é algo simples, mas complexo e nem sempre previsível, uma vez que estamos lidando primordialmente com o que nos constitui em nossa complexidade: língua e línguas. O “II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras”, com o tema “A formação do professor de línguas e literaturas na contemporaneidade: desafios e tendências”, tem o intuito de enfatizar a maneira como os sujeitos se envolvem e se constituem no próprio contato e uso das línguas e promover espaços para discussão e reflexão sobre o ensino de línguas e literaturas estrangeiras no cenário brasileiro, tocando de forma teórica e prática o ensino de francês, espanhol, japonês, inglês, português como segunda língua, dentre outras, em espaços como a escola pública e a escola particular e os cursos de formação de professores. A proposta do seminário busca alcançar e reunir estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores de línguas e literaturas estrangeiras de diferentes instituições do Brasil.


PROGRAMAÇÃO GERAL
Dia 15 de abril – quarta-feira
Atividade pré-evento: Oficinas (10h – 12h)
14h30 – 16h: Palestra de abertura: “O professor transdisciplinar: quem é e o que pode fazer” Vilson Leffa (UCPel/CnPq)
16h30 – 18h: Sessão de Comunicações Coordenadas
19h – 21h: Sessão de Comunicações Coordenadas

Dia 16 de abril – quinta-feira
10h – 12h: Sessão de Comunicações Coordenadas e Minicursos
14h30 – 16h: Mesa-redonda – “O egresso do Curso de Letras: formação para a sala de aula” (Anna More – TEL; Kleber Silva – LIP; Mariney Pereira – LET)
16h30 – 18h: Palestra – Dos afetos aos efeitos: letramento literário e experiência cultural –  Eliana Yunes (PUC-RJ)
19h: Palestra de encerramento
Saber e poder ser/estar professor de línguas estrangeiras hoje no Brasil – Profa. Dra. Cristina M. Casadei Pietraroia (FFLCH-USP)


Maiores informações: http://www.let.unb.br/?p=1146

0 comentários: