II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
O II Congresso Internacional Envolvimento dos
Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Motivação para o
Desempenho Académico (IICIEAE) constitui-se como um fórum aberto a investigadores,
professores e psicólogos de todo o mundo, interessados em debater problemáticas
do envolvimento e da motivação dos alunos na escola, e em discutir teorias,
métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Dando continuidade à sua
primeira edição realizada em Lisboa, 2013 (http://cieae.ie.ul.pt), o IICIEAE
tem agora como subtema a Motivação dos Alunos para o Desempenho Académico
(MADA) e constitui-se como uma oportunidade para discutir trabalhos de
investigação, teórica ou empírica, com especialistas e colegas das áreas da
Educação, da Psicologia e de áreas afins.
Os temas em análise visam relevar linhas de
pesquisa no campo da motivação e do envolvimento, ativando conceitos emergentes
em mapas de significados abertos, não apenas aos aspetos cognitivos da
motivação, mas focando também as complexidades psicossociais de que o
comportamento motivado é reflexo. A motivação é agora o foco, com abertura aos
aspetos relacionais em contexto escolar, reflexo da sociedade mais ampla. Nas
escolas e nas famílias, tem vindo a ser sentida a inquietação perante o
declínio da motivação dos alunos na escola. A ausência de envolvimento na
escola é um problema persistente, que se verifica num grande número de alunos.
A necessidade de repensar as instituições educativas
face às mudanças paradigmáticas e à crise de realização no mundo do trabalho
tornam atual e importante a criação de oportunidades de reflexão acerca da
educação, tomando como objeto de estudo a motivação e o envolvimento na escola.
O Congresso atende e estende-se a objetivos
relevados pela EE2020, promovendo uma área da investigação tão atual e
importante — o envolvimento na aprendizagem —, valorizando o estudo do impacto
das tecnologias na motivação dos alunos, também considerada em função da arquitetura
dos espaços escolares, bem como das restantes formas de arte (pintura,
escultura, poesia, música, dança, teatro, e cinema), e da educação física —
como meios e ambientes de aprendizagem na escola e ao longo da vida. Serão
destacadas conceptualizações e práticas de redução da taxa de insucesso e de
abandono escolar, e procuradas novas linhas de investigação ativadoras de uma
EDUCAÇÃO SEM EXCLUSÃO SOCIAL. Este II Congresso centra-se na procura de
respostas ao problema: Como se processam as variações da motivação e do
envolvimento dos alunos na escola, como atuam os seus antecedentes e surgem as
suas repercussões, atendendo à complexidade que marca as políticas de
aprendizagem e de ensino?
Assim e como objetivos, pretende-se: divulgar
resultados da investigação; analisar contextos educacionais promotores da
motivação escolar; e equacionar novas linhas de pesquisa, valorizando
contributos da investigação em Educação, em Psicologia e em áreas disciplinares
diversas, no sentido da procura do bem-estar e da realização de alunos e
professores, numa Escola para Todos.
DATAS IMPORTANTES
Submissão de Propostas/ Envio de Resumos: de
01 a 31 de março de 2016
Notificação aos Autores: até 30 de
abril de 2016
Pagamento de inscrição: até 15 de
maio de 2016
Submissão do Artigo Final: até 15 de
setembro de 2016
Maiores informações: http://cieae.ie.ul.pt/2016/
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