VI Encontro Systemics Across Languages (SAL)

O Projeto Systemic Across Languages - SAL é orientado teoricamente pela Linguística Sistêmico-Funcional, teoria social da linguagem criada nos anos 1960, por Michael Halliday. No Brasil, o SAL iniciou-se oficialmente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em 2006, coordenado pela Profa. Dr Leila Barbara em parceria com Dr. Christian M.I.M Matthiessen. Trata-se de um projeto que investiga a linguagem em uso nos mais diversos contextos – social, acadêmico e institucional.  Alinha suas discussões às realizadas pelas associações de Linguística Sistêmico-Funcional, dentre elas, ISFLA (Internacional Systemic Functional Linguistic Association) e ALSFAL (Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina). Atualmente, o  SAL congrega pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, dentre elas, PUCSP, UnB, UFSM, UNIFESP, UFSC, UEC, UPG, UFRGS, e realiza, anualmente, desde 2011, encontros em diferentes universidades do Brasil para discutir aspectos teóricos e metodológicos visando apresentar as contribuições dessa teoria para a área dos estudos da Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras.

Os encontros do Projeto SAL aconteceram, respetivamente: (1) I Encontro ocorreu em 2011 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), cuja temática abordou a descrição, em Linguística Sistêmico-Funcional, com fins tipológicos (http://salpucsp.blogspot.com.br/; (2) II Encontro ocorreu em 2012 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); (3) III Encontro ocorreu em 2014 na Universidade de Brasília (UnB), cuja temática contemplou a Aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino da escrita na educação básica brasileira e à descrição dos gêneros do discurso. (Blog do evento); (4) V Encontro ocorreu em 2015 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), e abordou questões relacionadas aos sistemas gramaticais das línguas e a aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino da língua materna. (Blog do evento); e (5) V Encontro ocorreu também em 2015 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), concomitantemente ao XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL); nesse evento foram discutidas as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para os Multiletramentos.  (Blog do evento).

Em 2016, a UFRGS promove o VI Encontro SAL juntamente com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, projeto Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PIBID/UFRGS – Português com o tema “Contribuições linguísticas para a formação docente”. O objetivo do encontro é “promover discussões voltadas ao campo do ensino de línguas tendo como base a Linguística Sistêmico-Funcional (SFL) e os seus possíveis desdobramentos à formação de professores”.

O VI Encontro contará com atividades realizadas por Mesas-Redondas, Sessões de Comunicação Coordenada e Minicursos. As mesas-redondas visam apresentar o potencial da LSF para as práticas docentes no ensino de língua e buscam uma interlocução com outras áreas de pesquisa que são desenvolvidas no IL/UFRGS. As Sessões de Comunicação Coordenada são propostas por componentes do grupo SAL e por outros pesquisadores organizados por Universidades ou por interesses comuns de divulgação em pesquisas em desenvolvimento que contribuem para a formação docente. As Sessões de Comunicação Coordenadas são organizadas por eixos temáticos: contextos educacionais e outros contextos. Os Minicursos têm como objetivo auxiliar na formação docente e têm prioritariamente os alunos do PIBID (obrigatório) e alunos do curso de Letras como público-alvo.

CRONOGRAMA DO EVENTO:
A realização do evento seguirá o seguinte cronograma:

Ação
Data
Inscrição de Contribuições (sessão de comunicação coordenada)
Até 20 de fevereiro de 2016
Emissão de Cartas de Aceite
Até 01 de março de 2016
Inscrições Definitivas
Até 15 de março de 2016
Inscrições de Ouvintes (caso pertinente)
Até 30 de março de 2016
Realização do Evento
De 07 e 08 de abril de 2016
Submissão de Texto Completo para Anais/organização de livro
Até 31 de maio de 2016
Publicação dos Anais do Evento/livro
Até 31 de julho de 2016


0 comentários: