XII COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES

Nas três últimas décadas, as sociedades ocidentais têm refletido, enfrentado embates e assistido a inúmeras polêmicas geradas por várias ações políticas, por reivindicações e projetos que orbitam os sujeitos homoafetivos, gays, lésbicos, queers nos vários lugares sociais; os feminismos, políticas públicas em favor das mulheres, violência doméstica, estupro, gravidez precoce, AIDS, câncer e mulheres. O XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades discutirá, este ano, as perspectivas epistemológicas de gênero e sexualidades na produção do conhecimento.
O objetivo é situar os participantes do Colóquio quanto às transformações pelas quais sujeitos e esferas sociais têm passado e tornado as pessoas mais conscientes de si e das demais com quem compartilham espaços, posições, afetos.

OBJETIVOS
Oportunizar a estudantes, profissionais, pesquisadores/as e interessados/as discussões acerca das questões relacionadas a gênero e sexualidade; fomentar a divulgação científica; promover o intercâmbio entre instituições de todo o país; proporcionar o acesso a novas informações visando à atualização e produção do conhecimento.

PÚBLICO-ALVO
- Estudante de Graduação
- Estudante de Pós-Graduação
- Profissionais, Professores/as e interessados da área de gênero

GRUPO DE TRABALHO
Teorias e estudos gays, lésbicos e queers - Refletir sobre trabalhos que tomam as formulações teóricas e os estudos gays, lésbicos e queers como referenciais de análises e produção de dados. Serão encorajadas propostas que dialoguem com autores brasileiros, latino-americanos, dentre outros que invistam em reflexões e problematizações de experiências de ativismo político.
Gênero, Sexualidades e Educação - Expor saberes, abarcar olhares e percepções que levem às discussões sobre as temáticas Gênero, Sexualidades destacando o potencial desestabilizador dessas categorias em sua relação com a Educação.
Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual - Apresentar a produção audiovisual (filmes, programas de TV, conteúdo na internet, músicas) que destaca o gênero e as sexualidades como aspectos fundamentais dos sujeitos e das sociedades, sistemas de produção, produtores, autores, movimentos, estéticas, formas de distribuição e recepção.
Gênero, Sexualidades e Modos de Subjetivação - Discutir as intersecções e trânsitos não apenas entre as categorias corpo, sexo e gênero, mas também entre raça/etnia, classe, nacionalidade e outros marcadores sociais de diferenças. Refletir sobre as relações de poder e os modos de subjetivação.
Famílias e parentalidades - Congregar as reflexões sobre as relações familiares e parentalidades – contemplando especialmente a esfera das relações com a “família de origem”, atentos a modulações introduzidas por fatores como geração, classe social, gênero, raça e religião. Nas esferas pública e privada – analisando situações e dinâmicas de interação no âmbito doméstico e no plano das relações interpessoais, as implicações enquanto valor cultural, instituição social e política
Estudos literários, Gênero e Sexualidades - Problematizar sobre as práticas, as pedagogias e as representações do corpo, de gênero e da diversidade sexual nas literaturas apontando para as questões atuais da sociedade, que possibilitem interlocuções e desdobramentos com as áreas humanísticas.
Gênero, Sexualidades e Produção do conhecimento. - Problematizar nos diversos campos de produção do conhecimento como os processos de pedagogização/regulação do corpo e de suas práticas constituem certa educabilidade corporal, sexual e de gênero, ao mesmo tempo que quer, também, como força contestatória e de ação política, buscar perceber de que maneira é possível criar potencialidades de contraconduta frente aos interesses biopolíticos atuais
Direitos Humanos, Feminismo e Políticas Públicas de Gênero - Este GT versa sobre teoria crítica dos direitos humanos, feminismo, patriarcado, direitos das mulheres, igualdade de gênero, sexualidade, diversidade sexual, vulnerabilidade social, direitos e cidadania LGBTI, movimentos sociais, políticas públicas de gênero.
Imaginário e gênero na literatura - Os trabalhos aqui reunidos versam sobre Imaginário e Gênero e resultam, em sua maioria, de pesquisas literárias ancoradas nos estudos junguianos, campbellianos, bachelardianos e durandianos. Importam as discussões sobre formas de representação dos arquétipos do Masculino e do Feminino na literatura, cujas concepções transcendem as categorias sociais “homem”/”mulher”. Prioriza-se o imaginário mitopoético alimentado pelo imaginário mais universal das estruturas culturais que enraízam a herança tradicional. Busca-se, preferencialmente a riqueza inesgotável do imaginário simbólico do Masculino e do Feminino que transita pelo tempo através dos mitos, dos arquétipos, da vivência com o sagrado, dos ritos, das lendas, e que revelam nos textos literários modos de ser, de viver, de conviver e de promover o relacionamento amoroso, a paridade, as relações conjugais, familiares, sociais. Objetiva-se evidenciar, analisar e interpretar as imagens arquetípicas que modela as metáforas literárias que constroem concepções idealizadas do Masculino e do Feminino para o bem e para o mal.
Mulheres, feminismos, políticas do corpo - Os trabalhos reunidos nesse GT versam acerca do referencial epistemológico sobre mulheres, feminismos e políticas do corpo e a produção do conhecimento científico. Busca-se explorar as relações que transcendem o ordenamento social.
História, sentimentos e afetos. - As bases históricas que constituem os sujeitos sociais, seus sentimentos e afetos são explorados nos trabalhos desse grupo de trabalho. As práticas que perpassam a História concebem e formatam novos arranjos para o entendimento dos sentimentos e afetos pela configuração que comportam. As práticas, seus sujeitos, sentimentos e afetos no processo histórico de constituição do eu e do outro constituem o campo de discussão que se pretende entre os participantes desse GT.
Sujeitos nas/das artes: teatro, cinema, música. - Este GT apresenta as produções artísticas em teatro, cinema e música na intersecção com seus sujeitos problematizando sobre a produção do conhecimento.
Sociologia(s), Identidades, Ciborgues e Subjetividades. - As subjetividades, a construção de identidades, ciborgues e pertencimentos nas interações lançando mão dos espaços e tempos com que os sujeitos interagem balizam as propostas desse GT. Buscam-se as tessituras das quais emergem a complexidade da(s) sociologia(s).

DATAS IMPORTANTES
- Submissão de trabalhos: 02 de Maio de 2016
- 1ª divulgação de resultados: 17 de Maio de 2016
- Reenvio de trabalhos com correção: 16 de Maio de 2016
- Divulgação final de resultados: 27 de Maio de 2016


0 comentários: