IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários

O Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários é um evento anual que tem como objetivo ressaltar as possibilidades interdisciplinares dos estudos literários, atentando para os possíveis diálogos da literatura com a filosofia, história, sociologia, antropologia, linguística, estética, psicologia e demais áreas do conhecimento. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, o EIEL teve sua primeira edição em 2003 e, desde então, apresentou um número considerável de conferências, mesas-redondas, comunicações orais, oficinas, mini-cursos e apresentações artísticas, buscando sempre promover o ambiente propicio à compreensão e à apreciação do texto literário.

IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários tem como tema  “Do amor à morte, do nascimento à identidade na literatura: incursões comparativistas pelos temas humanos atemporais”.

Este ano, o Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários visa contemplar as temáticas sempre presentes nas manifestações literárias de todas as épocas, voltando o olhar para temas atemporais como amor, ódio, ciúme, nascimento, origem, morte, identidade, dentre outros, em uma perspectiva comparativista. O objetivo principal dessa proposição é reunir pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, assim como profissionais de outras áreas, em torno das discussões acerca do fenômeno literário e do seu diálogo com outras áreas  do conhecimento a partir da observação das questões humanas.

O evento acontecerá na Universidade Federal do Ceará no período de 26 a 28 de novembro de 2012.

Conheça a programação.


Prazo para submissão de trabalhos: 30 de setembro de 2012.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: