X CONGRESSO ALED - MÉXICO - Primeira Circular

X CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS DO DISCURSO
Benemérita Universidade Autônoma de Puebla
TEMA: A diversidade cultural e os processos de hibridização e multimodalidade no discurso
28 a 31 de outubro de 2013

A Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED), em conjunto com a Faculdade de Artes, a Faculdade de Línguas Modernas e o Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Autônoma de Puebla, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem em suas linhas de pesquisa "interação discursiva" e "desenvolvimento de habilidades cognitivas e discursivas", convocam os sócios efetivos da ALED, bem como novos associados, para o X Congresso Internacional ALED que se realizará no período de 28 a 31 de outubro de 2013 na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, H. Puebla de Z. - Puebla, MÉXICO.

APRESENTAÇÃO
Os intercâmbios cada vez mais frequentes entre pessoas de diferentes origens culturais e a utilização de várias plataformas de suporte discursivo têm gerado novas exigências discursivas: modalidades de interação distintas das tradicionais, diferentes modos de organização do discurso, bem como novos usos de recursos semióticos multimodais. A mescla de gêneros daí resultante requer estudos sistemáticos que permitam demarcar os procedimentos concernentes a distintos tipos de hibridização, identificar as dimensões genéricas que podem ser hibridizadas, assim como os critérios pertinentes que respondem a processos de hibridização e integração de diversos tipos de recursos semióticos na composição de textos coerentes.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
1. Conferências plenárias (convidados): 45 minutos de apresentações, seguidos por 15 minutos de perguntas e discussão.
2. Painel Comemorativo (plenária) – Avaliação dos 18 anos da ALED - discussão de aspectos teóricos, metodológicos, aplicados e críticos, com a participação de convidados especiais dos países membros, sócios fundadores e ativos - (durante 02 horas).
Coordenadora: Dra. Adriana Bolívar (Venezuela)
3. Sessões simultâneas
a. Mesas temáticas: propostas por membros ativos da ALED, organizadas em torno de temas específicos, sob a coordenação de um especialista na área (mínimo 3 e máximo 4 integrantes). Duração: 90 minutos
b. Comunicações individuais: as propostas serão agrupadas pela Comissão Científica do Congresso, de acordo com as áreas temáticas.
Duração: 20 minutos para cada apresentação oral, seguidos de 10 minutos para perguntas e discussão.
c. Pôsteres: apresentações, na forma de cartazes, de projetos e trabalhos de pesquisa, com tempo para exposição determinado de acordo com a presença dos responsáveis e sua interação com o público participante.

ÁREAS TEMÁTICAS
Além de trabalhos relacionados ao foco específico do Congresso (Diversidade cultural e processos de hibridização e multimodalidade no discurso), incentivamos os participantes a apresentarem suas respectivas pesquisas dentro das seguintes áreas temáticas pertinentes aos estudos do discurso:
- Discurso e Sociedade (o discurso político e religioso, o discurso, identidade e movimentos sociais, o discurso e ideologia, o discurso publicitário e de propagandístico, o discurso e educação, o discurso científico e acadêmico, o discurso e mídia)
- Discurso e Cognição
- Discurso e Literatura
- Discurso, Pragmática e Interação
- Discurso, Semântica e Filosofia da Linguagem
- Teorias e Metodologias do Discurso
- Forma e Função no Discurso

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS
Cada participante poderá apresentar apenas uma proposta como autor principal.
Em breve, indicaremos a direção para o envio das propostas, assim como as normas para elaboração de resumos e as orientações para confecção de pôsteres.
Para informações gerais, oferecemos o seguinte endereço: XCongresoALED@gmail.com

CRONOGRAMA PREVISTO PARA SUBMISSÃO E ACEITE
Data limite para submissão das propostas: 08 de março de 2013
Envio de notificação de aceitação: 24 de maio de 2013

IMPORTANTE: Só poderão participar com apresentação de trabalho os membros em dia com a associação, razão pela qual solicitamos a cada sócio regularizar sua situação junto à delegação regional do respectivo país membro. No momento da realização da avaliação dos resumos, solicitaremos aos Delegados Regionais a lista dos sócios ativos. Para mais informações sobre o status de sua inscrição, incentivamos a cada um entrar em contato com a delegação de seu país.

PUBLICAÇÃO
Os Anais da X Congresso Internacional da ALED, Diversidade cultural e processos de hibridização e multimodalidade no discurso, serão publicados em CDROM.
Os textos devem ser enviados em sua versão final, revisada pelos autores, antes de 01 de setembro de 2013.

Delegado Regional ALED-Brasil:
Prof. Wander Emediato (UFMG) aledbrasil.emediato@gmail.com

0 comentários: