IV Semana Acadêmica de Letras


O curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – campus de Vitória da Conquista foi criado na década de 1980 e a primeira edição do Evento aconteceu somente no segundo semestre de 2008. A Primeira Semana teve como tema “O papel das letras na formação do homem contemporâneo”, que tinha como objetivo pensar a formação do homem contemporâneo e discutir o pensamento crítico e o conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Entre 2008 e 2011, houve novamente uma inércia com a realização da Semana. A Segunda Edição do Evento foi realizada no mês de agosto de 2012 e tinha como tema “Linguagens: Diálogos, Temas e Práticas”, cujo objetivo era de retomar e continuar as atividades de discussão, promoção e divulgação das pesquisas no âmbito do curso das Letras. A Terceira Edição do Evento aconteceu em julho de 2013 e o tema central era “Epistemologias, práticas, contribuições”, cujo objetivo era o de estabelecer uma reflexão crítica voltada para os fenômenos da linguagem em todas as suas manifestações.

Este ano, a IV Semana Acadêmica de Letras tem como tema principal “Os estudos da linguagem no limiar do século XXI”. Com isso, o objetivo maior do Evento é promover uma discussão crítica em torno da linguagem da época atual. O curso de Letras (Vernáculas e Modernas) forma profissionais que já trabalham ou que trabalharão com a linguagem e as suas diversas formas de manifestação. Por isso, é um tanto quanto necessário a promoção de encontros e seminários que dialoguem e debatem criticamente a investigação científica no campo da linguagem, por ser a linguagem tão importante para o homem, que é um ser de relações. Trabalhar com a linguagem é usar a própria linguagem para falar dela. E as diversas áreas que compõem o curso de Letras trabalham a linguagem numa ou noutra perspectiva: a linguística; a literatura; o ensino de língua materna; e línguas estrangeiras; além dos estudos inter e multidisciplinares. É inegável a interação e a importância de cada campo para o outro, no sentido de gerar e anunciar um debate cada vez mais crítico para os fatos da linguagem.

A IV Semana Acadêmica de Letras é um momento oportuno para jogar as cartas à mesa. Além do constante e importante debate, é o momento de integração e de discussão entre toda a comunidade do curso (docentes e discentes) e com os demais cursos da Universidade que veem na linguagem um interesse comum – em um âmbito maior é a discussão do próprio curso. Acrescenta-se a isso que há sempre o importante fator que é a comunidade externa a quem a Universidade, por excelência, deve servir e que traz um rico leque de observações para essa característica tão humana: a linguagem. Assim sendo, a IV Semana configura-se como um ambiente propício para as trocas de experiências, dos resultados de pesquisa das mais diversas áreas entre os docentes e os discentes, além de contribuir significativamente para a formação acadêmica e cultural dos alunos e dos demais interessados.

O evento é uma iniciativa dos alunos dos Cursos de Letras Modernas e Vernáculas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX). E tem como apoio a Gerência de Extensão e Assuntos Comunitários (GEAC), o Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e o Colegiado do Curso de Letras de Vitória da Conquista (CCL).

A IV Semana Acadêmica de Letras será realizada no período de 24 a 28 de Novembro de 2014 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus de Vitória da Conquista. E desde já as boas-vindas são dadas àqueles que virão participar do evento.

DATAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
Envio de Resumo Expandido: até o dia 30 de setembro de 2014.
Envio do trabalho completo para publicação nos anais: até o dia 01 de dezembro de 2014.
Inscrição de membros para a Comissão de Apoio: de 25 de julho à 03 de agosto de 2014.


Maiores informações aqui.

0 comentários: