V SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

O SIMELP tem como concepção básica a ideia de congregar estudiosos da língua portuguesa de todo o mundo – pelo que se refere à divulgação, ao ensino e à pesquisa – em Simpósios constituídos como espaços de discussão nas áreas da língua, da linguística, da literatura, da tradução e da cultura. Para isso, como nas edições anteriores: na primeira edição em 2008 (USP, Brasil), na segunda em 2009 (Universidade de Évora, Portugal), na terceira em 2011 (Universidade de Macau) e na quarta em 2013 (UFG, Brasil), podemos contar com a participação de universidades de todos os continentes. Pretende-se que esse evento seja democrático e crie um ambiente propício para trocas entre experientes pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas que têm a língua portuguesa como objeto de interesse.

A quinta edição do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa se realizará em Lecce, na Itália, e pela primeira vez num país onde a língua portuguesa não é língua oficial. Essa escolha não foi casual, pois já a partir da primeira edição do Simelp, em 2008, é que se registra, entre os participantes, um aumento de interesse no âmbito do ensino e consequente pesquisa em PLE, pensemos, por exemplo, no crescente número de simpósios dedicados à difusão da língua portuguesa como língua estrangeira, como língua segunda ou como língua de herança.

Assim “De Volta ao Futuro” pretende significar um avanço no movimento dialético entre passado e futuro da língua portuguesa, na sua diacronia e na sua sincronia.

A língua portuguesa, no quadro das línguas românicas, levada da Europa em momentos históricos de expansão e domínio europeu a territórios em que ela se apresentava como estrangeira, chega agora à Itália – território paradigmático de memória arqueológica e linguística –, para ser alvo de reflexão, no continuum da sua transformação, da sua aquisição, da sua aprendizagem.

Conheçam aqui a lista dos Simpósios.

DATAS IMPORTANTES

I. Até dia 23-07-2014: divulgação dos resumos dos temas.

II. Até dia 15-11-2014: submissão de Comunicações e Posters.
III. Até 15-12-2014: coordenadores informam Comissão Executiva das Comunicações aprovadas e enviam o conjunto das mesmas à C.E.

IV. Até 31-12-2014: Comissão Executiva divulga no site oficial do V Simelp a lista de Comunicações e Posters aceites.

V. Até 20-01-2015: pagamento de Inscrição no V SIMELP sem agravamento de preço.


Maiores informações aqui.

0 comentários: